CONECTE-SE CONOSCO

COVID-19

4ª dose da vacina contra Covid em idosos passa a ser recomendada pelo Comitê científico do RN

Published

on

O Comitê Científico do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira (8) uma nova carta de recomendações para o atual momento da pandemia no estado. Entre elas, está o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid em pessoas acima de 60 anos no estado.

Foto/reprodução

Atualmente, os únicos autorizados a receberem a quarta dose no estado são os imunossuprimidos.

Foto /reprodução

A carta de recomendações feita pelo comitê é encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para servir de base para decisões do governo do RN.

Dentre as recomendações, estão a manutenção do passaporte vacinal, o estímulo à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda e terceira doses ou que ainda não foi vacinada, além de tornar facultativo, a partir de 16 de março, o uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos, mantendo a obrigatoriedade em espaços fechados ou espaços abertos com grandes aglomerações de pessoas. 

Durante reunião do comitê, pontos importantes como a segurança da vacina, manutenção dos cuidados coletivos e a vigilância foram norteadores para as novas recomendações.  “Precisamos ainda estar atentos às pessoas com sintomas respiratórios, que tem que ficar em isolamento, se sair para situações extremas, tem que usar máscara. Isso é responsabilidade, é cuidado com o outro, é cuidado com o coletivo. A gente quer que a população tenha consciência de que essa situação confortável precisa ser mantida. E para ser mantida, todos nós, autoridades, profissionais de saúde e população têm que manter essa atitude responsável de se proteger e proteger os outros”, disse o secretário de saúde. 

Outra recomendação do Sesap é a retomada de atividades remotas para todos os sintomáticos e pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes, imunossuprimidos etc. A promoção de testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratifica também compõem orientações dos especialistas.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA