CONECTE-SE CONOSCO

Brasil

A Alesp já recebeu 11 representações contra o Deputado Artur do Val

Published

on

Já são 11 representações contra o deputado Arthur do Val, do Podemos, na Alesp, Assembleia Legislativa de São Paulo.

Deputados estaduais de SP tomam posse na Alesp e elegem presidência da Casa  nesta sexta | São Paulo | G1

Áudios do deputado também conhecido como Mamãe falei com conteúdos misóginos e racistas estão repercutindo em todo o mundo desde que vieram a público na última sexta-feira. Nos áudios ele diz que as mulheres ucranianas “são fáceis por que são pobres” e compara as refugiadas ucranianas com as mulheres nas baladas brasileiras.

São duas representações coletivas e nove representações individuais, todas no Conselho de Ética da Alesp. Entre elas a da deputada Isa Pena, do PSOL, que há cerca de um ano foi vítima de assédio sexual ao ser apalpada por outro deputado, Fernando Cury, do Cidadania, durante uma sessão no plenário.

O prazo para o julgamento no Conselho de Ética é de cerca de 30 dias e uma das punições possíveis é a perda de mandato. Se o Conselho decidir por isso, é o plenário da casa quem deve definir o futuro de Arthur do Val.

Numa tentativa de reduzir danos, Arthur do Val pediu desculpas pelo áudio e já renunciou à pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos. Mas a fala segue repercutido negativamente em todo o mundo.

No sábado a Representação Central Ucraniano-Brasileira que representa os cerca de 600 mil ucranianos e descendentes de ucranianos no Brasil pediu, em nota, a cassação do mandato do deputado. Segundo a nota “Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade”.

A embaixada da Ucrânia no Brasil não se pronunciou sobre o assunto, mas a ex-embaixatriz, Fabiana Tronenko, pediu que os deputados cassem o mandato do colega.

Nós tentamos contato com o deputado Arthur do Val, mas não tivemos retorno.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA