CONECTE-SE CONOSCO

Geral

Anvisa confirma identificação de fungo resistente e letal no Brasil

Published

on

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um alerta sobre a descoberta de um fungo super resistente a medicamentos e que leva à morte em 60% dos casos. Esse é um possível primeiro caso de Candida auris no país

O fungo estava no cateter de um paciente com covid-19 internado em um hospital particular em Salvador.

Na semana passada, a equipe desconfiou após os sintomas do paciente. Após o resultado positivo, a equipe de saúde fez duas contraprovas, sendo uma delas no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia e a outra na Universidade de São Paulo. Todas deram positivo. De acordo com a Vigilância Epidemiológica baiana, o paciente está se recuperando, sem risco de morrer por causa da Candida auris.

Como é difícil identificar em exames comuns e eliminar o fungo do ambiente contaminado, existe chance de ocorrer um surto da doença. Ele causa doenças como, infecções da corrente sanguínea, originárias de machucados e de ouvido. Os sintomas são comuns e incluem febre, dores e fadiga. Mas podem levar a morte se não tratada.

O fungo Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009, no ouvido de uma paciente no Japão. Depois, pesquisadores identificaram a contaminação na Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA