São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

Rio Grande do Norte Saúde

Após 10 anos, RN retoma transplantes de coração

O Rio Grande do Norte realizou, no domingo (27), o primeiro transplante de coração após 10 anos com este procedimento paralisado no estado. Uma equipe multidisciplinar foi mobilizada para participar da ação que envolveu a Central de Transplantes do Governo do Estado, duas aeronaves, sendo uma da Força Aérea Brasileira (FAB), escoltas e a equipe de cirurgiões cardíacos do Hospital Rio Grande, única unidade hospitalar do RN habilitada pelo Ministério da Saúde para realização do procedimento.

 Foto: Divulgação

O paciente doador teve morte cerebral após acidente de trânsito em Mossoró. A família autorizou a doação. O coração após captado teve 4 horas para ser implantado no paciente receptor que se encontrava na UTI do Hospital Rio Grande.

Em outubro passado, o Rio Grande ficou apto a promover transplantes cardíacos. O hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde para fazer o procedimentos nos pacientes que estejam na fila nacional de espera do Ministério da Saúde.

Ilustrativa

Todos os detalhes desta cirurgia histórica, desde a captação do órgão, ocorrido no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, até o implante, em Natal, no paciente que aguardava na fila cardíaca do Estado, serão esclarecidos em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), às 11h, no auditório do Hospital Rio Grande, com a participação da equipe médica responsável e demais instituições envolvidas.

TN

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  • 19
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.