São Rafael
Após anos, Carnaval volta à Prainha de São Rafael e resgata tradição local
Após anos sem celebrações, o Carnaval na Prainha de São Rafael voltou a reunir foliões durante os quatro dias de festa. No domingo (02), o local registrou grande movimentação, com barracas, música ao vivo e banhistas aproveitando as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

A barragem, inaugurada em 1983, foi construída para garantir o abastecimento hídrico da região, mas provocou a inundação da antiga cidade de São Rafael, obrigando a população a ser realocada para uma nova área. Durante anos, a torre da igreja submersa foi um símbolo da cidade perdida, até desabar em 2010. Além disso, casas quase submersas serviam como ponto de lazer para banhistas, mas foram demolidas por determinação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) o que resultou no fim do carnaval na “Prainha”.
Porém, o retorno do Carnaval na Prainha só foi possível neste ano de 2025, contando com o apoio da Administração Municipal, que viabilizou a realização do evento. O local recebeu lixeiras para descarte adequado de resíduos, contribuindo para a limpeza da área.
Atualmente, novas barracas foram montadas pelos foliões, algumas delas contavam até com gerador de energia, iluminação em LED, como a Barraca do Renato, proporcionando um ambiente mais atrativo e organizado para os frequentadores.
Ademais, na atual gestão a Prainha passou por adaptações para melhorar a experiência dos banhistas, com a colocação de areia dentro da água para tornar o banho mais agradável e a instalação de boias delimitando a área segura para crianças e banhistas.

Outro destaque foi a instalação de placas decorativas em estilo verão. O cenário atraiu diversos foliões, que aproveitaram o espaço para registrar momentos e tirar fotos.
O evento transcorreu sem intercorrências. Alguns foliões e vendedores pernoitaram no local, com redes armadas, garantindo a continuidade da festa e do comércio ao longo do dia seguinte.
A volta da festa fortalece a cultura local, turismo, movimenta a economia da cidade, reafirmando a Prainha como um ponto de lazer e encontro da população. Novas barracas foram montadas pelos foliões, algumas delas contavam até com gerador de energia, iluminação em LED, como a Barraca do Renato, proporcionando um ambiente mais atrativo e organizado para os frequentadores.
-
Política2 dias ago
Câmara de São Rafael exige explicações sobre contratos com empresas de fora do município
-
Destaque4 dias ago
Denúncia aponta possível desvio de função no serviço público em São Rafael (RN)
-
Destaque1 dia ago
Prefeitura de São Rafael ignora prazo e alunos seguem com cadernos de outro município
-
Rio Grande do Norte22 horas ago
Morte de bebê de 8 meses após ingerir açaí é investigada como envenenamento no RN;