CONECTE-SE CONOSCO

Economia

Auxílio emergencial deve ser declarado no Imposto de Renda

Published

on

Auxílio emergencial, suspensão ou redução temporária de salário, ajuda compensatória.

Com a pandemia de covid-19, vieram também mudanças nos rendimentos dos trabalhadores e surgiram dúvidas de como prestar contas desses valores à Receita Federal.

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEM, mais conhecido como auxílio emergencial, é tributável e precisa ser declarado. Como não houve desconto de INSS e imposto de renda sobre o valor pago aos trabalhadores, é preciso lançar o valor bruto recebido. É possível ter acesso a todo histórico de pagamentos pelo aplicativo da carteira de trabalho digital, disponível de graça para IOS e Android.

O contador Gilberto Noronha explica que essa declaração deve ser feita informando o CNPJ e o valor recebido.

Gilberto alerta, no entanto, que a ajuda compensatória, paga pela empregador, não é tributável; mas também deve ser declarada pelo contribuinte.

O trabalhador que apesar de ter recebido o BEM ou a ajuda compensatória não tiver atingido valor mínimo de rendimentos totais de R$ 28.559,70 não está obrigado a fazer a declaração de imposto de renda. 

A declaração é um documento que serve como comprovação de renda aos cidadãos que pode ser usada, inclusive, na compra de bens ou na hora de alugar um imóvel, por exemplo.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA