CONECTE-SE CONOSCO

Rio Grande do Norte

Caern restabelece abastecimento em Jucurutu após sangria da barragem Oiticica

Published

on

O abastecimento pleno do município de Jucurutu, na região do Vale do Açu, foi restabelecido neste sábado (8), um dia após da barragem de Oiticica transbordar. Com a medida, 18 mil habitantes (sendo 10,9 mil moradores da área urbana) são beneficiados.

barragem de Oiticica

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o sistema emergencial de sifões montado no ano passado foi substituído pelo principal, projetado para captar 140 mil litros/hora, que é a capacidade de operação da Estação de Tratamento. “Isso não só ajusta a situação de Jucurutu, como dá uma folga grande à Serra de Santana”, disse o presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares. 


Antes, a água da adutora Serra de Santana era compartilhada pelas três localidades. De acordo com técnicos da Caern, no máximo em 72 horas a água deve chegar a todos os bairros de Jucurutu. A cidade tem 5.267 ligações de água encanada. 


Segurança hídrica

A barragem está praticamente pronta, mas somente será concluída quando todos os moradores das áreas inundáveis forem removidos para locais seguros. Tendo a transposição como garantia de abastecimento, Oiticica vai transformar o Seridó na primeira região do Semiárido a conquistar 100% de segurança hídrica. 

BARRAGEM DE OITICICA,BARRA DE SANTANA E NOVA BARRA, CONHEÇA TUDO! - YouTube


Quando estiver concluída, terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos. Será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte. O projeto foi dimensionado para atender à demanda pelos próximos 50 anos. As obras do Complexo Oiticica foram iniciadas em junho de 2013. 


O Governo do Estado planeja transferir os moradores da antiga para a Nova Barra de Santana no primeiro semestre deste ano. Pequenos proprietários de terra e trabalhadores rurais serão reassentados em agrovilas, onde terão casa e uma gleba de terra para o sustento da família.

Tribuna do Norte

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA