CONECTE-SE CONOSCO

São Rafael

Casas do programa do pró-moradia são invadidas por populares em São Rafael; demora da entrega das casas foi a motivação

Published

on

Na manhã desta segunda-feira (24), recebemos a informação de que algumas casas que foram prometidas pela governadora Fátima Bezerra (PT) em São Rafael foram invadidas por populares devido à demora na entrega das moradias. É importante ressaltar que essa demora na conclusão acontece em vários municípios.

As invasões foram realizadas por pessoas que não foram contempladas nos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado, ou que não foram selecionadas. No entanto, segundo uma das pessoas que invadiu, o motivo das apropriações foi a necessidade de moradia, já que alguns dos contemplados já tinham casas em São Rafael e não precisavam da nova moradia, enquanto aqueles que realmente necessitavam não tinham para onde ir. Além disso, as casas estavam abandonadas e havia demora na entrega aos seus verdadeiros proprietários.

Segundo relatos, existem 15 unidades habitacionais em construção e 6 delas foram invadidas por famílias de forma autônoma. Essas obras estão paralisadas há mais de um ano por falta de pagamento aos construtores responsáveis, o que tem causado transtornos para as famílias que aguardam ansiosamente a conclusão das casas prometidas.

A invasão ocorreu de forma pacífica, sem relatos de confrontos ou violência. No entanto, a ação reforça a insatisfação da população local com a demora na entrega das moradias, que deveriam ser destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Porém, os invasores foram pessoas que não foram contempladas com as moradias

O Prefeito Reno Marinho informou que foram tomadas as medidas cabíveis, sendo comunicada a Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB), responsável pela construção, juntamente com o governo do Estado e o Governo Federal. As casas foram selecionadas através de sorteio com critérios sociais. No entanto, em relação às invasões em si, cabe destacar que o município não é responsável pela construção e, portanto, não tem competência para tomar medidas a respeito.

O secretário municipal do trabalho, habitação e assistência social, Gildeone Gerônimo de Souza, reforçou que a Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB) na está ciente dos fatos e aguardando decisões a respeito.

A governadora Fátima Bezerra (PT) ainda não se pronunciou sobre o assunto. Espera-se que medidas sejam tomadas para solucionar o problema e garantir o direito à moradia digna para as famílias afetadas pela situação. A última vez que a governadora visitou a construção foi em dezembro de 2021.

Acompanharemos os desdobramentos do caso e traremos novas informações assim que possível.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA