CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Chuva intensa e volumosa no nordeste; veja onde há risco geo-hidrológico

Published

on

A previsão é que essa chuva aumente nos próximos dias, em toda a região nordestina.

A chuva na região Nordeste do Brasil tem ganhado força nas últimas 24h, onde diversos municípios do litoral e Sertão registraram acumulados superiores aos 100mm. O tempo instável é reflexo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que potencializa a formação de nuvens carregadas e mantém a chuva contínua e volumosa em grande parte da região.

Veja os maiores acumulados:

São Bento (PI): 170mm
Coremas (PB): 166mm
Batalha (PI): 154mm
São Luís (MA): 129m
Castelo do Piauí (PI): 119mm
Icatu (MA): 113mm
Groaíras (CE): 110mm
Marabá (PA): 108mm
Missão Velha (CE):105mm
Magalhães de Almeida (MA): 103mm
São José do Divino (PI): 103mm
Parnaíba (PI): 102mm
Granja (CE): 102mm

O CEMADEN emitiu um aviso para risco geo hidrológico MODERADO em parte da região, que abrange potenciais alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra causados pela chuva intensa.

Previsão do tempo para os próximos dias

Na quarta-feira (17), destaque para o Maranhão, Piauí e grande parte da Bahia, onde registrarão os maiores volumes de chuva (mas não se descartam danos nas demais localidades). Por outro lado, na costa desde o sul da Bahia até o litoral do Ceará, a chuva vem em forma de pancadas mais isoladas, após um dia quente.

Na quinta-feira (18), as chuvas devem persistir de maneira intensa entre a Bahia, Piauí e o Maranhão, com acumulados que passam facilmente dos 70mm, e podem causar danos. Muita nebulosidade e o sol nem aparece, além da chuva ocorrer no decorrer do dia, desde o sul baiano até o noroeste maranhense. O tempo será firme entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, com umidade baixa e calor no meio da tarde.

Em relação as temperaturas

Entre o Maranhão, Piauí e grande parte da Bahia, a chuva acontece intercalada entre períodos nublados e por isso a temperatura não consegue subir muito ao longo dos dias e ficam baixas. Nesta quarta-feira (17), em Teresina-PI máxima de 26ºC, em Caxias-MA máxima de 28ºC, e em Juazeiro-BA máxima de 25ºC.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA