São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

São Rafael

Chuvas: Raio atinge torre de igreja em São Rafael/RN

Nesta quinta-feira (17) a meteorologia já alertava para chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que emitiu o alerta de perigo potencial de chuvas intensas em 157 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, entre eles São Rafael, até a manhã da sexta-feira (18).

Foto/reprodução

Segundo o alerta, as chuvas podem ter intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm ao longo do dia. Pela previsão, também há a possibilidade de ventos de até 60km/h, mas com risco baixo, de queda energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Porém, São Rafael, teve vários relatos de quedas de raios e equipamentos eletrônicos queimados. O caso que mais chamou a atenção foi o da Igreja Matriz. Um vídeo gravado cidadão, Jocélio Ferreira, por volta das 14h40min, no qual, mostrava a chuva que caía na cidade acabou registrando o momento exato, em que um raio, atingiu o ponto mais alto da igreja

Veja:

Redes sociais/momento em que raio atinge torre da igreja Católica em São Rafael/RN
Redes sociais/Após a queda do raio
Redes sociais

Outra imagem, mostra uma parte do concreto visivelmente “queimado”, provavelmente parte da igreja Católica. Informações extraoficiais dão conta, que toda a igreja ficou sem eletricidade após o ocorrido e teve equipamentos danificados.

A cruz em cima da torre foi atingida. De acordo com o pároco Anderson Madson, uma vistoria já foi realizada no local e a estrutura não corre risco de desabar. O raio atingiu atingiu o para-raio da igreja porém, houve danos, como perca de alguns equipamentos.

Redes sociais

Outros pontos da cidade também, foram registrados quedas de raios e, alguns moradores relataram perca de equipamentos elétricos.

Vale ressaltar, que os raios já fizeram vítimas fatais no município de São Rafael e, portanto, há necessidade redobrada de se proteger durante tais eventos naturais.

O que não fazer durante uma tempestade?

Uma primeira informação importante para se proteger de raios é ter em mente que não é necessário estar chovendo para que ocorram as descargas elétricas. Por isso, se o tempo fechar e você perceber raios e trovões, já deve tomar alguns cuidados.

Para se proteger, evite permanecer em locais muito abertos ou andar com meios de transportes sem coberturas, como motos e bicicletas. Não fique perto de tomadas, nem use aparelhos eletrônicos ligados à elas e não carregue objetos metálicos.

Em ambientes como campo ou praia, também não é uma boa ideia se abrigar embaixo de árvores ou até mesmo permanecer em locais amplos como no mar ou na areia e evitar ao máximo ambientes como a Prainha (Barragem em São Rafael/RN).

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  • 187
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.