CONECTE-SE CONOSCO

Brasil

Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Published

on

A formação de um ciclone ou tempestade subtropical batizada pela Marinha do Brasil de Yakecan, que significa “o som do céu” em tupi-guarani, pode evoluir ao longo desta terça-feira (17) com rajadas de vento superiores a 100 km/h e subir a costa do Rio Grande do Sul, atingindo Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo.

Segundo comunicado conjunto da Marinha e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a noite de quarta-feira essa tempestade subtropical pode se intensificar e ser classificada como tempestade tropical, com rajadas de vento que poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral de Santa Catarina.

Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira, a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia Seabra, ressaltou que o alerta para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina será alterado para vermelho.

Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, explica o impacto das rajadas de ventos previstas e como a população deve se manter abrigada.

A Defesa Civil Nacional reforça a importância de se buscar informação em tempo real por meio do sistema de alertas via SMS. Para isso, o cidadão deve enviar o CEP da região onde mora para o número 40199. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A formação da tempestade subtropical Yakecan, que começou na noite desta segunda-feira, vai provocar geada nesta terça-feira em grande parte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. As baixas temperaturas também criam condições de neve na Serra Gaúcha até o extremo sul do Paraná. E a onda de frio continuará atuando no centro-sul do Brasil entre quarta e sexta-feira.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA