CONECTE-SE CONOSCO

COVID-19

Colapso: RN atinge mil internados pela covid. Cerca de 60 municípios enfrentam problemas no abastecimento de oxigênio

Published

on

Na tarde desta segunda-feira (15), O Rio Grande do Norte ultrapassou pela primeira vez, a marca de 1 mil pessoas internadas por Covid-19 no estado. Atualmente, há 1.016 pacientes confirmados com a doença nas unidades de saúde por todo território potiguar.

No estado, quase 60 cidades enfrentam problemas com a falta de oxigênio para tratamento de pacientes internados com a Covid-19, segundo o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O consumo do gás aumentou cerca de 15% desde o início da pandemia. Durante o fim de semana, pelo menos três unidades de saúde na capital e região metropolitana tiveram problemas com a falta do insumo.

Neste domingo (14), a Unidade de Pronto Atendimento em São José de Mipibu, na Região Metropolitana, chegou a suspender os atendimentos. Um paciente registrou o momento em que chegou a unidade e um aviso na porta do Pronto Socorro indicava o problema.

A Secretaria de Saúde de São José de Mipibu informou em nota que o atendimento chegou a ser suspenso na UPA devido à alta demanda na Grande Natal e a lotação nos leitos Covid pelo estado, mas o atendimento já foi normalizado na unidade.

No domingo um paciente teve parada cardíaca e foi reanimado no chão de UPA em Natal. O incidente foi registrado em vídeo por pacientes que estavam na UPA. De acordo com pacientes, pelo menos três pessoas tiveram paradas cardiorrespiratórias ao mesmo tempo na unidade.

“Paciente passando mal aqui. Outra pessoa chegando aqui com problema de pressão. E está aqui, tudo escuro, sem atendimento. Eu também acordei agora passando mal, sem atendimento aqui. Por falta de oxigênio”, relatou o paciente.”

RN TV 2 – G1RN

SITUAÇÃO CRÍTICA

Já na madrugada de hoje 16, Uma idosa de 82 anos com suspeita de Covid-19 passou mais de 10 horas dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à espera de atendimento, em Natal. A paciente foi socorrida pelo Samu e ficou dentro do veículo com suporte de oxigênio até por volta das 10h35.

De acordo com o município, as Unidades de Pronto-Atendimento estão superlotadas. A mulher aguardava atendimento na UPA de Cidade Satélite, onde foi atendida durante a manhã.

Com acréscimo de informações do g1RN

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA