CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

PREOCUPANTE: O Exame de Coronavírus só será feito apenas em pacientes de risco e profissionais da saúde

Published

on

Medida ocorre devido à necessidade de racionalização na utilização dos kits de coleta por desabastecimento dos insumos em âmbito nacional.

Em entrevista na Rádio Nossa FM de São Rafael, a Secretária de Saúde do Município, Luana Carvalho e o Prefeito Reno Marinho informaram que o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN) – divulgou nota técnica sobre critérios para aceitação de amostras de casos suspeitos por Covid-19.

A nota lida pelo Prefeito no momento da entrevista diz que o Lacen informou que receberá apenas amostras coletadas dos pacientes que estejam com sinais e sintomas até o sétimo dia contado a partir do início destes e que se enquadrem na definição de caso suspeito para Covid-19 e sejam pertencentes aos seguintes grupos de risco.

Os pacientes de risco são os com: diabetes mellitus, hipertensão arterial, cardiopatia, doença pulmonar crônica, neoplasias malignas e gestação de risco -, pacientes com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

“É imprescindível no contexto mundial de desabastecimento e dificuldade de fornecimento dos insumos necessários ao diagnóstico laboratorial do Covid-19 que haja racionalização no uso dos materiais. A solicitação dos exames de acordo com os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde contribuirá para que não faltem materiais e exames para os casos graves e populações de risco”, explica o diretor administrativo do Lacen, Derley Galvão.

Serão também coletadas e recebidas as amostras de todos os pacientes internados que atendam a definição de caso para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As amostras fora dos critérios apresentados serão rejeitadas, devido à necessidade de racionalização na utilização dos kits de coleta, uma vez que há desabastecimento dos insumos necessários para a realização dos testes em âmbito nacional.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA