CONECTE-SE CONOSCO

COVID-19

Covid-19: Rio Grande do Norte aplica 3ª dose a partir do dia 15

Published

on

A Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) definiu o dia 15 de setembro como a data para início da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 entre os idosos potiguares. A aplicação do reforço será destinada às pessoas a partir dos 70 anos.

Segundo Kelly Maia, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, o primeiro dia da vacinação dos idosos — que será escalonada por faixa etária — vai abranger o público a partir dos 99 anos. Nos dias seguintes, a idade mínima será reduzida até alcançar os 70 anos. “Vamos discutir com os municípios como será o avanço na aplicação, mas as vacinas começarão a ser aplicadas pelos mais idosos”, justificou. 


A vacinação será focada no público que tomou a segunda dose há mais de seis meses, ou seja, em fevereiro e março. “Com o passar dos meses, estudos apontam que a proteção das vacinas acaba reduzida nos idosos que completaram o esquema vacinal em fevereiro ou março. Com o vírus [causador da Covid-19] passando por mutações, os idosos se mostraram mais vulneráveis”, frisou Maia.


Em maio passado, os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, apontaram para a efetividade da vacina da Pfizer contra a variante delta do coronavírus. No entanto, o nível da proteção após a segunda dose tende a cair com o tempo. O índice é reduzido de 90% para 78% em 90 dias. 


A vacinação extra será feita, preferencialmente, com uma dose do imunizante da farmacêutica Pfizer. Ainda segundo Kelly Maia, a Sesap aguarda que o Ministério da Saúde envie carga de vacinas que serão utilizadas como terceira dose. Segundo a plataforma RN+Vacina, desde janeiro, cerca de 209 mil potiguares  acima dos 70 anos já receberam, ao menos, uma dose da vacina contra a Covid-19.


Nesta primeira etapa de reforço, o Rio Grande do Norte não vai aplicar vacinas para os imunossuprimidos, como preconizava a recomendação do Ministério da Saúde acerca desta nova fase da cobertura vacinal. Este grupo vai ficar para outra etapa do plano de reforço.


Os primeiros registros da variante delta do novo coronavírus entre os potiguares também foi determinante para a liberação da terceira dose. Até o momento, o Rio Grande do Norte tem três casos confirmados da nova cepa — duas mulheres e um homem. Além disso, há outros dois casos suspeitos da nova variante em investigação.  Os dois casos  são de residentes de Natal (RN) e que retornaram do Rio de Janeiro no dia 24 de agosto. 
Até o momento, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a nova variante está presente em 14 estados brasileiros.


Nesta quarta-feira (1º), o Rio Grande do Norte alcançou 35% do público-alvo completamente imunizado contra a Covid-19 (com duas doses ou a dose única da vacina), o que representa 932 mil pessoas. Ainda há o registro de 2,13 milhões de potiguares com a primeira dose da imunização, o que é 80% do público-alvo. Somente nas últimas 24 horas foram vacinadas 24.795 pessoas. 


“É fundamental que se consiga vacinar toda esta população e, com isso, garantir maior proteção aos idosos contra as novas variantes. A gente vê o caso de alguns idosos que completaram o esquema vacinal, mas tiveram o contato com o vírus e, infelizmente, acabaram morrendo”, encerrou Kelly. 


Novas vacinas: A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu nesta quarta-feira (1°), divididas em quatro carregamentos, mais 150.500 doses de vacinas contra a Covid-19. São imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer que vão reforçar tanto a ampliação do público atendido com a primeira dose como para completar o esquema vacinal.
Foram descarregadas 108.440 unidades da Coronavac no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Os lotes são divididos por igual entre primeira e segunda doses. 


À tarde, de acordo com o Ministério da Saúde, foram mais 21.060 imunizantes da Pfizer e 21 mil da Astrazeneca, todas destinadas para aplicação da segunda dose.


Recentemente, a Sesap registrou na plataforma RN+Vacina números importantes da vacinação contra a Covid-19 no RN. Já são mais de 3 milhões de doses aplicadas, para 2,1 milhões de pessoas que tomaram ao menos uma dose, representando 80% da população adulta do estado. Já entre as pessoas que tomaram as duas doses ou a dose única o número é de 35%, somando mais de 932 mil pessoas acima dos 18 anos.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA