CONECTE-SE CONOSCO

Política

Crise de poderes: Fátima Bezerra e mais 22 governadores participa de reunião de emergência

Published

on

Pelo menos 23 dos 27 gestores estaduais estão confirmados para uma reunião, em caráter emergencial, do Fórum Nacional de Governadores, previsto para acontecer nesta segunda-feira 23, às 10h.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, já assegurou a participação no encontro. O agravamento da crise entre os poderes e seus riscos são o tema principal. Segundo organizadores, o encontro pretende marcar uma posição mais ampla possível sobre “a defesa da democracia e da liberdade, dadas como feitas aos ministérios do Supremo e ao processo eleitoral”.

A insatisfação do grupo quanto à postura política do presidente Bolsonaro aumentou após crítica ao desempenho dos governadores na pandemia e até ao método de cobrança de impostos sobre os impostos.

Bolsonaro vem responsabilizando os governos estaduais pelo alto custo destes produtos e desafiando-os a abrir mão do ICMS. O presidente tenta “terceirizar o ônus da perda da própria popularidade”, reclama um dos participantes do encontro.

O evento tem uma coordenação do governador de São Paulo, João Doria, e terá a participação presencial confirmada dos governadores Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, de Wellington Dias, do Piauí e Marcos Rocha, de Rondônia.

“Triste ver um país com tantos problemas gastando energia com questões desse tipo”, afirma o governador do DF Ibaneis Rocha.

Está confirmada a participação por vídeo conferência dos governadores do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Também estão previstos como participações de Paulo Ziulkoski, como representantes dos municípios, Rafael Fonteles, presidente do Comsefaz, e André Clemente, Secretário de Economia do Distrito Federal.

R7

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA