Rio Grande do Norte
Donos de empresa que não entregou respiradores comprados pelo consórcio Nordeste ficam em silêncio na CPI da covid no RN

A dona da empresa Hempcare e o sócio ficaram calados durante toda a sessão da CPI da Covid, nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Os dois foram convocados para prestar depoimentos na CPI na condição de investigados. Os deputados buscam explicações sobre a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio Nordeste à empresa Hempcare durante a pandemia.
A aquisição, que não foi concluída, custou cerca de R$ 4,9 milhões ao Rio Grande do Norte, por 30 respiradores, e R$ 48 milhões ao Consórcio Nordeste, por 300.
O secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, também já havia ficado em silêncio quando foi interrogado na sessão do dia 6 de outubro da CPI da Covid. Ele conseguiu o direito de não responder às perguntar na Justiça.
A dona da empresa foi a primeira a entrar no plenário e informou que não responderia as questões. Como forma do protocolo, os deputados, ainda assim, leram todos os questionamentos antes de liberá-la. Em seguida, o sócio também ficou em silêncio.
Ainda na sessão, a CPI ouviu uma ex-servidora da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também na condição de investigada.
A CPI confirmou também que os trabalhos se encerram na última sessão da Comissão, que será no dia 16 de dezembro.
Foi ainda, aprovado o requerimento proposto por seu presidente, deputado Kelps Lima (Solidariedade), solicitando à governadora Fátima Bezerra a retirada do Rio Grande do Norte do Consórcio Nordeste.
Com votos favoráveis de Kelps Lima e do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), que são da bancada da oposição, e o voto contrário do relator dos trabalhos, deputado Francisco do PT e abstenção do deputado George Soares (PL), que também integra a base aliada do governo.
-
Política2 dias ago
Câmara de São Rafael exige explicações sobre contratos com empresas de fora do município
-
Destaque4 dias ago
Denúncia aponta possível desvio de função no serviço público em São Rafael (RN)
-
Destaque1 dia ago
Prefeitura de São Rafael ignora prazo e alunos seguem com cadernos de outro município
-
Rio Grande do Norte22 horas ago
Morte de bebê de 8 meses após ingerir açaí é investigada como envenenamento no RN;