CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Fátima Bezerra e quase metade dos governadores brasileiros são contra o voto impresso

Published

on

Quase metade dos governadores brasileiros são contra a adoção do voto impresso no sistema eleitoral, segundo levantamento do Poder360. São 13 dos 27 chefes do Executivo estadual, que afirmam ainda que o método atual, a urna eletrônica, é seguro e moderno. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também é contra.

Só o governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL-TO), declarou-se favorável à adoção do voto impresso. Em nota, a Secretaria de Estado da Comunicação informou que ele “é a favor do voto na urna eletrônica. Mas se tiver a emissão do extrato do voto, para cada eleitor. Ele também é favorável. Voto em cédula de papel não”, disse.

Já outros 4 não se posicionaram favoráveis ou contrários ao tema:

Ibaneis Rocha (MDB-DF) – falou que “essa é uma decisão do Congresso”;

Gladson Cameli (PP-AC) – afirma que “apoia o que a justiça eleitoral decidir”;

Romeu Zema (NOVO-MG) – avalia que existem temas mais urgentes e relevantes à realidade nacional;

Belivaldo Chagas (PSD-SE) – não ter opinião formada sobre a existência ou não do voto impresso.

Os representantes do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Santa Catarina não responderam ao contato feito pelo Poder360.

Entre os governadores do PT e do PSDB, a resposta é unânime: todos contrários. A posição vai de encontro ao posicionamento adotado pelos partidos. “Não acho viável o retorno do voto impresso, tendo em vista a segurança do processo eletrônico”, afirma a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA