CONECTE-SE CONOSCO

Geral

Governadora anuncia criação de auxílio para crianças e adolescentes que perderam pais na pandemia

Published

on

O programa estadual será a versão local do Nordeste Acolhe, e se voltará para as ações de proteção social às crianças e adolescentes em situação de orfandade. O objetivo é que os órfãos recebam auxílio no valor de R$ 500 até completar a maioridade.

Levantamento do Consórcio Nordeste chegou ao número de órfãos da pandemia, de forma bilateral (morte do pai e da mãe), e monoparental (perda apenas da mãe). No Rio Grande do Norte são cerca de 600 crianças e adolescentes.

As secretarias estaduais do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e a da Mulher, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos vão discutir com as secretárias municipais o planejamento e identificar as crianças órfãs, por meio do Cadastro Único, ao mesmo tempo em que acompanham a inserção delas na educação e na saúde.

A previsão é que o projeto seja encaminhado às Assembleias Legislativas de cada estado no mês de agosto. Além do RN, o programa também deve ser adotado pelos demais estados nordestinos.

“Isso é uma ação do estado, que tem a obrigação de fazer. Não vai trazer a ‘mãezinha’ ou o ‘paizinho’ de volta. Mas é uma forma do estado amparar um pouco essas crianças e reduzir o impacto dessas mortes, desses traumas que com certeza ficaram na vida dessas crianças”, disse a governadora Fátima Bezerra.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA