CONECTE-SE CONOSCO

Política

Governo Lula quer controlar CPMI do 8 de janeiro porque quer “esconder alguma coisa”, diz Rogério

Published

on

O senador e líder da oposição Rogério Marinho (PL-RN) disse que a tentativa da base do governo de controlar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos criminosos de 8 de janeiro é uma “demonstração de receio de quem está querendo esconder alguma coisa”.

Os parlamentares da base do governo – que antes eram contrários à instalação da CPMI do 8 de janeiro – mudaram de posição após as imagens reveladas pela CNN mostrarem membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dentro do Palácio do Planalto durante a invasão. Agora, governo e oposição do Congresso Nacional disputam pela presidência e pela relatoria da Comissão.

Para Rogério Marinho, o objetivo é que a CPMI seja isenta. “Que possa fazer o trabalho de investigação sem ser aparelhada por este ou aquele espectro ideológico.”

“Queremos identificar aqueles que cometeram crimes e os que permitiram que aquilo acontecesse”, disse. O senador falou que a CPMI deve focar “na ação e na omissão”.

Ele disse que seria “natural que o primeiro proponente de uma CPMI seja o presidente desse colegiado”, o que favoreceria a oposição. “Se isso não for possível, pelo menos que tenhamos a possibilidade de isenção na presidência”, acrescentou.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA