CONECTE-SE CONOSCO

COVID-19

Hospital de Natal receberá dez pacientes transferidos do Amazonas, garante governo

Published

on

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal, receberá 10 pacientes transferidos do Amazonas, que enfrenta colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador amazonense Wilson Lima nesta quinta-feira 14. A informação foi confirmada com exclusividade ao Agora RN pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19: média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes. Ainda não há data para transferência.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

Além do RN, de acordo com o governador Wilson Lima, os lugares que devem atender pacientes amazonenses são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Paraíba.

O governo diz ter feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais.

O Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, afirmou que serão transportados pacientes com estado de saúde considerado em fase moderada da doença.

“Todos estamos voltados para o foco no paciente, para que a gente tenha sucesso e que chegue no destino com toda a segurança e o acolhimento que o nosso doente tem que ter, que é o acolhimento de excelência”, disse.

Um dos primeiros estados a receber pacientes do Amazonas é o Piauí. Na manhã desta quinta, 30 pacientes de Manaus com Covid-19 foram encaminhados para Teresina.

Confira a nota da Sesap/RN:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que o Rio Grande do Norte receberá dez pacientes que serão transferidos da rede estadual de saúde do Amazonas para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Os pacientes serão transferidos pelo Ministério da Saúde, Forças Armadas e Governo do Amazonas e o Governo do RN está a postos e se coloca à disposição para auxiliar na chegada e assistência dos pacientes.

Ressalta-se que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem.

As equipes irão estabelecer o fluxo em parceria com o Laboratório de Virologia da UFRN, que mantém articulação com a Fiocruz, para o sequenciamento dessas amostras e identificação da Cepa do vírus SARS-CoV-2.

Fonte: AgoraRN

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA