São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

Rio Grande do Norte Saúde

Hospital do RN retira oxigênio de um paciente para tentar socorrer outro e os dois terminam morrendo; família aponta descaso

Dois pacientes morreram por falta de oxigênio no Hospital Municipal de Santa Cruz (Aluizio Bezerra durante a tarde de quinta-feira (28).

Hospital

Na tentativa de socorrer uma mulher, os servidores da unidade retiraram o equipamento de um idoso, ocasionando no falecimento de ambos. 

O idoso Manoel Ferreira da Silva estava na estabilização do hospital há alguns dias, quando Hanna Letícia da Silva Venâncio, de 28 anos, chegou passando mal, com suspeita de reação alérgica. 

Como só havia um balão de oxigênio na unidade, retiraram o equipamento do idoso e colocaram na jovem para tentar estabilizá-la. Com isso, os dois morreram. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até chegou com um estabilizador no local, mas já era tarde. Depois disso, houve confusão e gritaria, sendo necessário até o acionamento da Polícia Militar. 

“Isso é um descaso. Meu pai estava no oxigênio, não estava morto. Ele ainda ia viver muito. Aí, chega uma pessoa infartada e o hospital, por negligência, deixa meu pai morrer. Isso não pode acontecer”, diz a mulher. No vídeo, ela afirma que o pai se chama Manoel Ferreira da Silva. “Eu não aguento isso. Meu pai não podia ficar sem o oxigênio em nenhum minuto”, diz ela, aos prantos.

Em outro vídeo mostra o desespero da família da jovem, que também acusa o hospital de descaso. “A moça chegou com um princípio de infarto e perdeu a vida porque não teve atendimento de urgência. Ela não foi tratada como prioridade”, diz uma pessoa na gravação.

João relatou que Hannah trabalhava em uma fábrica em Santa Cruz, quando sentiu as dores no estômago e foi levada por um colega ao Hospital  Aluízio Bezerra. Ela teria dado entrada na unidade por volta das 14h30. Segundo o sogro, a paciente demorou a ser atendida, mas ele não soube dizer quanto tempo levou até que o atendimento fosse realizado.

“Tiraram os aparelhos do idoso para socorrê-la e no final das contas, os dois morreram”, comentou. Hannah deixou um filho de 7 anos. O esposo dela está em viagem a trabalho pelo Norte do País.

Veja os relatos de familiares sobre o caso:

Em nota, a Prefeitura de Santa Cruz se posicionou e reforçou o que foi dito por Ellen Salviano. “Diante das denúncias, estamos apurando minuciosamente todos os fatos. Os corpos foram encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) onde aguardamos o resultado das autópsias para melhor esclarecimento”, declarou.

Confira também, a nota da Direção Clínica do Hospital Municipal Aluízio Bezerra na íntegra: 

Considerando a veiculação pela imprensa de informações desencontradas e fora de contexto em relação aos fatos ocorridos no último dia 28/07/2022 no Hospital Municipal Aluízio Bezerra (HMAB), a direção clínica do HMAB vem a público esclarecer conforme segue:

1 – Quanto a falta de profissionais médicos  no momento das intercorrências, o serviço dispunha de dois médicos plantonistas habilitados junto ao CRM/RN, e em nenhum momento houve desassistência ou omissão de socorro, conforme o registrado no prontuário médico dos pacientes. 

2 – No que tange ao mal estar apresentado pela paciente na entrada do hospital, esclarece que a mesma foi prontamente encaminhada para sala de emergência onde recebeu atendimento médico de imediato. 

3 – A sala de estabilização é equipada com ventilador mecânico, pontos de oxigênio canalizados, cilindros de oxigênio de retaguarda, além de equipamentos necessários para atendimento de urgência, como desfibrilador, que foi, inclusive, utilizado durante o atendimento à paciente, em nenhum momento houve falta ou desabastecimento de oxigênio ou de qualquer insumo. 

4 – Diante das denúncias, estamos apurando minuciosamente todos os fatos. Os corpos foram encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) onde aguardamos o resultado das autópsias para melhor esclarecimento. 

Nos solidarizamos com as famílias enlutadas, em nome de todos os servidores do HMAB.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  • 10
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.