CONECTE-SE CONOSCO

Economia

Imposto de Renda 2022: declaração pré-preenchida já está disponível

Published

on

O prazo para entregar a declaração de imposto de renda já começou e este ano tem novidade: é a declaração pré-preenchida. A facilidade está disponível, em todas as plataformas digitais do imposto de renda pessoa física, para aquelas que possuem certificado digital e conta nível ouro ou prata na plataforma gov.br. Com a funcionalidade, é possível recuperar os dados preenchidos na declaração do ano anterior e o contribuinte tem menos chance de errar o preenchimento e cair na malha fina.

Foto/reprodução

Quem explica como funciona é o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca.

Outra novidade é a possibilidade de o cidadão acessar todos os serviços do imposto de renda, no portal da Receita Federal, no E-Cac. Cópia de declarações de anos anteriores, pendências, visualização de débitos e até emissão Darfs já estão disponíveis na plataforma. Além disso, neste ano, o contribuinte também pode informar sua chave PIX para receber a restituição.

A chave precisa ser, necessariamente, o CPF do contribuinte, não sendo aceitos números de celular, e-mails e chaves aleatórias. As opções de crédito em contas correntes e poupanças seguem valendo. Para quem tem imposto a pagar, o processo também pode ser feito via PIX, parcelando em até oito vezes.

O prazo de envio da Declaração do IRPF 2022 começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril. A estimativa da Receita Federal é receber 34 milhões e 100 mil de declaração neste ano

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA