Chuvas
“Lago” do Rio Grande do Sul recebeu o equivalente a 5,8 barragens Armando Ribeiro Gonçalves; entenda

O Lago Guaíba, principal rio do Rio Grande do Sul, atingiu 5,20 metros. Esse fato extremo e histórico é um dos motivos que deixou Porto Alegre e outras cidades do estado gaúcho alagadas.
Devido ao aumento das chuvas, a tendência é que o Lago Guaíba se aproxime dos 5,5 metros, o que seria um novo recorde histórico em relação às enchentes que ocorreram na década de 1940. As projeções são do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).

De acordo com os dados do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do dia 28 de abril a 6 de maio, o lago recebeu 14 trilhões de litros de água.
Para ter dimensão desse volume, para comportar essa quantidade de água seriam necessárias cerca de 5,8 barragens Armando Ribeiro Gonçalves, considerado o principal e maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte. O manancial está localizado entre os municípios de São Rafael, Assu e Itajá no Vale do Açu.

Quanto, a barragem está com 81,18% do seu armazenamento preenchido. Vale destacar que Armando Ribeiro não atinge esse volume desde 2012.
-
Política1 dia ago
Câmara de São Rafael exige explicações sobre contratos com empresas de fora do município
-
Destaque3 dias ago
Denúncia aponta possível desvio de função no serviço público em São Rafael (RN)
-
Destaque2 horas ago
Prefeitura de São Rafael ignora prazo e alunos seguem com cadernos de outro município