CONECTE-SE CONOSCO

Economia

Lula anuncia aumento do salário mínimo para R$ 1.320 em pronunciamento

Published

on

Na véspera do Dia do Trabalho, em pronunciamento em rede nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o novo aumento do salário mínimo e o retorno da política de valorização do mínimo.

Brasília (DF), 28/04/2023 – O presidente Lula participa, da cerimônia de sanção do PLN 2/23 e assinatura da Medida Provisória que concede reajuste de 9% aos servidores do Executivo federal. Foto José Cruz/Agência Brasil.

O presidente Lula disse que vai enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto que vai tornar o reajuste do mínimo acima da inflação.

Segundo o presidente, a medida faz parte do projeto do governo de recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras, ao longo dos últimos anos.

Lula também se comprometeu a, até o fim de seu atual mandato, em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

O presidente defendeu a política de valorização do salário mínimo como um “grande instrumento de transformação social”.

Lula lembrou que a valorização do salário mínimo não é essencial apenas para quem o ganha. Ele disse que, com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais, a “roda da economia” volta a girar e novos empregos são criados.

E também, Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a alta taxa de juros no Brasil, a Selic, e afirmou que ela é a responsável por parte do desemprego do país.

*Com informações da Agência Brasil

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA