CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Obra da Barragem de Oiticica recebe recursos federais para conclusão

Published

on

A barragem de Oiticica está com a conclusão prevista para dezembro desse ano e deve beneficiar cerca de 250 mil habitantes da Central do Rio Grande do Norte e, principalmente, das regiões do Seridó e do Vale do Açu.

Para concluir as obras da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu (RN), o Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (24), um repasse de mais R$ 38,2 milhões. Quando concluída, a barragem atenderá 330 mil pessoas de oito cidades do Rio Grande do Norte contribuindo para a irrigação e geração de energia. O evento teve a presença do Presidente Jair Bolsonaro e ministros que também fizeram uma visita técnica ao local.

A barragem está com 90,81% das obras executadas e deve estar totalmente concluída até dezembro de 2021. O empreendimento receberá as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Do total dos recursos, R$ 18 milhões são provenientes de emendas de bancada.

“Até aqui, onde pouco chove, com obras, com trabalho e honestidade, nós faremos com que a região produza muito mais. Nossa terra é abençoada de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Ninguém tem terras agricultáveis como nós, ninguém tem tanta água doce como nós, recursos minerais”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro.

“Essa obra aqui não tem preço. Não são duzentos, trezentos milhões de reais. Isso aqui vale vidas, vale o futuro de uma geração, vale fazer nossos filhos melhores do que nós”, completou o Presidente.

A barragem atenderá os municípios de Jucuturu, Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Jardins de Piranha, Cruzeta, São José do Seridó e São José do Sabugi. Ela contribuirá com o controle das cheias na região e permitirá uma ampliação de até 10 mil hectares da área irrigada da Bacia Piranhas-Açu. Além de gerar energia de 3,52 MW, o suficiente para atender uma cidade de 140 mil habitantes.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA