CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Prefeito Reno Marinho e mais 68 prefeitos do RN participaram do encontro com o ministro Fábio Faria em Natal

Published

on

Reno Marinho estive na manhã desta segunda feira (18) em Natal participando do encontro com o Ministro das Comunicações.

O ministro Fábio Faria se reuniu com uma comitiva de 69 prefeitos, parlamentares estaduais e federais eleitos pelo Rio Grande do Norte para apresentar as políticas públicas em telecomunicações e radiodifusão. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (18/1), na capital potiguar, e abordou questões relativas à massificação e democratização da internet, desburocratização e simplificação de leis do setor.

O programa Wi-Fi Brasil, que leva internet a quem mais precisa, em locais de difícil acesso, zonas rurais e áreas distantes de centros urbanos, já beneficiou cem municípios no Rio Grande do Norte, com um total de 292 pontos de conexão gratuita, de alta velocidade e ilimitada. Destes, 233 estão em escolas públicas.

A pequena Ipanguaçu, distante 218 quilômetros da capital, foi a primeira cidade brasileira a receber uma antena e roteador do projeto Wi-Fi na Praça. A ligação beneficiou a comunidade agrícola de Angélica, com uma conexão de 20 megas e cobertura com um raio de 200 metros, o suficiente para o sinal abarcar toda a praça e residências ao redor.

Até o momento, o Wi-Fi Brasil já instalou mais de 12.820 antenas pelo país, levando internet de qualidade, com conexão estável, segura e de alta velocidade para 2.889 municípios, em mais de 9.6 mil escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais, entre outros.

“O Wi-Fi Brasil é um projeto de importância social, que democratiza o acesso à comunicação, à internet, que hoje interliga o mundo todo. É uma iniciativa fundamental, não só essa, mas outros projetos que estão dinamizando e modernizando o sistema de comunicação do nosso país”, frisou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Para o deputado federal Benes Leocádio, programas como o Wi-Fi Brasil são de suma importância para tirar do isolamento digital os brasileiros sem acesso à internet. “O Ministério das Comunicações mostrou que é capaz de levar conectividade aos mais humildes nos diversos rincões do Brasil”, reforçou o parlamentar.

A conexão é oferecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento brasileiro de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional. O equipamento instalado no canteiro recebe o sinal via antena.

Wi-Fi Brasil – É um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

“O presidente Bolsonaro tornou a internet um serviço essencial. E nós temos que levar internet a quem não tem. Estamos levando primeiro o programa Wi-Fi Brasil, que por intermédio dos prefeitos e deputados, localizamos comunidades, escolas rurais ou unidades básicas de saúde que não têm acesso nenhum para levar um ponto de Wi-Fi. Com o investimento do leilão do 5G, em poucos anos vamos conseguir cobrir 100% de internet em todo o Brasil”, enfatizou o ministro Fábio Faria.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA