São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

COVID-19 Destaque São Rafael

Profissionais da saúde em São Rafael pega covid-19 após tomar 2ª dose da vacina; explica Secretária de Saúde

Cinco profissionais da saúde contraíram a covid-19 após, tomar a vacina coronavac em São Rafael/RN.

De acordo com as informações, três destes profissionais, contraíram a doença mesmo após ter recebido a segunda dose do imunizante.

A secretária de Saúde do Município, Franciene Borges, disse ser importante as medidas de prevenção, mesmo após tomar a segunda dose da vacina. Ela ainda afirma, que talvez a doença se manifeste de forma mais branda, mas é, muito melhor do que não estar vacinado.

A Secretária informou a equipe do São Rafael notícias, que confirmou que os 05 profissionais contraíram o vírus após tomar a vacina coronavac, três deles, mesmo após tomar a segunda dose. E ainda outros 3 desenvolveram sintomas e aguardam a confirmação. Todos os profissionais fizeram exames swab – (RT PCR).

Já existem outros casos relacionados a este pelo Brasil, como de um condutor socorrista em Itabuna (BA). Rogério Araújo de Oliveira, 48, teve exame positivo para covid-19 dias após tomar a segunda dose da vacina. Ele havia sido o primeiro a receber o imunizante na cidade. Rogério começou a sentir os sintomas cinco dias depois de tomar a segunda dose da CoronaVac, que é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e fabricada no Brasil, pelo Instituto Butantan. Na ocasião o Butantam se manifestou sobre o o caso e explicou que a vacinação diminui o risco, mas não imuniza totalmente a pessoa ao ponto de não se contaminar com o vírus. Nenhuma vacina contra qualquer doença é 100% eficaz.

Segundo o Butantan é preciso algumas semanas após a aplicação da segunda dose para que seja obtida uma resposta imune maior. “Algumas pessoas podem ainda ter a doença ou a infecção mesmo tendo sido vacinadas, mas poderão ter uma forma menos grave da doença em função do imunizante“, comentou o instituto, através de nota. O órgão destacou que a CoronaVac obteve 50,38% de eficácia global no estudo clínico desenvolvido no Brasil, além de proteção de 78% em casos leves e 100% contra casos moderados e graves da covid-19.

Ainda sobre as infecções em São Rafael/RN, mesmo após tomar a segunda dose da vacina coronavac, a secretária de saúde disse que não tem informações ou estudo que possam relacionar ou confirmar a presença de uma variante da doença no município e que todos os casos foram reportados a Sesap – Secretaria Estadual de Saúde.

A secretária ainda reforça a necessidade que todos sejam vacinados e continue adotando todas as medidas de prevenção da doença, mesmo, após a segunda dose. A vacina é uma forma de amenizar a gravidade da doença, como define os estudos. Já a população, não existe nenhum relato de casos de infecção após tomar o imunizante.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  • 194
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *