São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

Rio Grande do Norte Saúde

Rio Grande do Norte em primeiro caso suspeito de Varíola do Macaco

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) informaram que foi identificado o primeiro caso suspeito de infecção pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco). Segundo informado, o paciente tem 40 anos, é do sexo masculino e tem histórico de viagem recente para a Espanha e contato com caso confirmado no país europeu. O caso foi identificado nesta quinta-feira (23).

Ministério da Saúde confirma casos de varíola dos macacos no Brasil. Crédito: Berkay Ataseven – Shutterstock

Segundo a SMS, o paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

A Sesap informou que o paciente foi atendido no Hospital Giselda Trigueiro. Ele está com sintomas leves, não ficou internado e foi encaminhado para isolamento domiciliar.

O Brasil já confirmou 11 casos de varíola dos macacos, segundo informações do Ministério da Saúde. Os últimos três casos foram confirmados na quarta-feira (22).

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa. O primeiro caso humano dessa variante foi registrado em 1970 no Congo. Posteriormente, foi relatada em humanos em outros países da África Central e Ocidental.

Veja nota da Sesap:

“A SESAP informa que foi notificado o primeiro caso suspeito de Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. O paciente está bem, sem necessidade de internação e foi atendido e notificado no Hospital Giselda Trigueiro para investigação. 

O paciente é um homem, 40 anos, com histórico de viagem na Espanha e por orientação médica segue isolado em casa. 

Ainda está semana a secretaria emitiu uma nota técnica de orientação e manejo da doença no estado do Rio Grande do Norte e os hospitais de referência são Giselda Trigueiro em Natal e Rafael Fernandes em Mossoró.”

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  • 37
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.