CONECTE-SE CONOSCO

Policial

Saiba quem é o líder da facção acusado de comandar onda de violência no RN

Published

on

Secretaria Estadual do Sistema Prisional (SEAP) transferiu na noite de terça-feira (14), um detento do Sistema Penitenciário Estadual para o Sistema Penitenciário Federal. Ação faz parte da série de medidas adotadas pelas Forças de Segurança. Ele seria um dos responsáveis por ordenar o salve que vem provocando ataques criminosos desde o início da madrugada.

José Kemps Pereira de Araújo, conhecido como “Ablon”, “Alicate” ou “Véio do Rio”, foi o líder da facção criminosa Sindicato do Crime, Fundador do Sindicato do Crime, José Kemps Pereira de Araújo foi preso em ação conjunta da Força-Tarefa de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, acusado de ordenar de dentro do presídio o “salve” que tem provocado um caos no Rio Grande do Norte.

José Kemps estava no Sistema Penitenciário Estadual

Investigações do MPRN, a inteligência do RN identificou os possíveis ataques desde a última segunda-feira  (13), fato que também foi confirmado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os ataques seriam uma resposta do Sindicato do Crime, facção do RN fundada em 2013, para cobranças de benefícios nos presídios, como acesso à visita íntima, ventiladores e TVs nas celas, além de reclamações ligadas à falta de acesso à celulares.

Segundo as investigações, “Alicate” continuava como mandante de crimes como homicídios e tráfico de drogas. Há suspeita de envolvimento de planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados nas cidades de Natal e Mossoró.

“A motivação para nós é clara: uma forma de pressionar o Estado, incluindo União e órgãos ligados ao sistema penal, para que voltem regalias que não estão previstas como direito, por isso são regalias, que existiam antes de 2017, inclusive visita íntima, entrada de produtos fornecidos por familiares, TVs e ventiladores nas celas”, apontam fontes do MPRN ligadas às investigações. 

Aliado a isso, apurações das forças de segurança também creditam os ataques à operações recentes e prisões de lideranças de faccionados. “Acreditamos que com ações policiais anteriores, há 15 dias, onde houve um enfrentamento da segurança pública em relação a infratores, onde foi apreendida grande quantidade de drogas e armas, isso inquietou a delinquência a enfrentar o sistema de segurança pública”, disse o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública do RN. 

Entre essas operações recentes estariam a prisão de um homem e uma mulher na Vila de Ponta Negra, em Natal, com apreensão de drogas e dinheiro fracionado, na semana passada. Antes, no dia 22 de fevereiro, uma dupla incendiou dois ônibus nas Rocas, zona Leste de Natal, ação que pode estar relacionada a uma retaliação a morte de um membro da facção local, que segundo a Polícia Militar, teria atirado numa viatura e morto em confronto. 

Coronel Araújo aponta que a Sesed soube antecipadamente da possibilidade de ataques. As medidas tomadas, no entanto, não foram suficientes, “Nós começamos a implementar ações, depois da notícia pelos levantamentos de inteligência, e foi o que se desencadeou com ações preventivas à tarde, noite e madrugada, com as forças enfrentando a criminalidade”, disse Coronel Araújo.  Segundo o secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, a própria governadora Fátima Bezerra foi avisada ainda na madrugada da última terça. 

Ataques

Esta não foi a primeira vez que facções criminosas promovem ataques a ônibus, carros, prédios, comércio e instituições públicas no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (14), os ataques foram registrados em pelo menos 22 cidades do Estado. 

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA