CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

São Rafael recebe evento de celebração do Projeto Baixo-Açu com homenagens e exposições

Published

on

Guardiões da memória de São Rafael são homenageados por sua contribuição para a preservação histórica

18 de maio de 2023

O Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Assú foi palco de um evento especial que marcou os 40 anos do Projeto Baixo-Açu. A programação contou com mesas de debates, homenagens, encontro de pesquisadores e uma exposição cultural, reunindo a comunidade local e especialistas para discutir os desafios e as conquistas relacionados à construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

No dia 16, a mesa de abertura do evento trouxe à tona os descompassos do progresso e a promessa de redenção da Vale do Açu com a construção da barragem. Especialistas e representantes da comunidade debateram os impactos socioambientais e econômicos gerados pela obra, buscando compreender os desafios enfrentados ao longo dessas quatro décadas.

No dia 18, a programação começou com uma emocionante homenagem ao Padre Francisco Canindé, Ivete Medeiros e Terezinha Aranha, personalidades que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da região. A cerimônia reconheceu a contribuição dessas figuras importantes para a comunidade local, valorizando suas trajetórias e legados.

Logo em seguida, ocorreu a mesa de debates intitulada “Lagoa do Piató: Berço do Patrimônio Ambiental do Vale do Açu”. Especialistas e estudiosos da região compartilharam suas análises e conhecimentos sobre a importância desse patrimônio natural, discutindo estratégias para sua preservação diante dos desafios contemporâneos.

Durante a tarde, pesquisadores se encontraram para trocar conhecimentos e experiências, enriquecendo o debate sobre o Projeto Baixo-Açu. Esse momento de intercâmbio acadêmico contribuiu para a produção de novos estudos e aprofundamento das temáticas relacionadas à barragem.

A mesa de encerramento intitulada “Entre promessas e provocações: as lutas do povo de São Rafael na longa transição imposta pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves” contou com a presença especial do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Nessa ocasião, as lutas enfrentadas pela comunidade de São Rafael ao longo do processo de transição foram abordadas, levantando questões sobre os desafios e as provocações geradas pela barragem.

Durante toda a tarde e a noite, uma exposição cultural foi realizada, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer expressões artísticas e culturais da região do Vale do Açu. Além disso, foram apresentadas exposições fotográficas, artes plásticas e outros materiais culturais no Centro Pastoral, enriquecendo a experiência dos visitantes.

O evento também teve destaque em São Rafael, no dia 17. As atividades tiveram início na Colônia de Pescadores, às 7h30, com um “encontro com os guardiões e guardiãs da memória de São Rafael”.

Na ocasião, cada guardião da memória são-rafaelense recebeu um título especial entregue pela Câmara Municipal, como forma de reconhecimento pelo seu importante papel na preservação da história local.

Durante todo o dia, os participantes puderam desfrutar de uma rica exposição cultural, que contou com materiais diversos, como exposição fotográfica, exposição de artes plásticas e uma variedade de expressões culturais, todas elas destacando a riqueza e a diversidade da região.

À tarde, a partir das 13h30, ocorreu um encontro de pesquisadores na Câmara Municipal de São Rafael. Esse momento foi dedicado à troca de conhecimentos e experiências entre estudiosos da região, estimulando o diálogo e o aprofundamento das temáticas relacionadas ao Projeto Baixo-Açu e seus desdobramentos.

Logo em seguida, os participantes do evento se reuniram para uma caminhada até a igreja matriz, com o objetivo de rememorar as tradicionais romarias que marcaram a antiga São Rafael. Esse momento de celebração e reflexão permitiu aos presentes reconectar-se com as tradições e a história da região.

Na Câmara Municipal, às 19h, foi realizada a apresentação do vídeo documentário “Escombros da Memória”, produzido por Djalmir Arcanjo. A obra audiovisual trouxe à tona as memórias e as vivências relacionadas ao Projeto Baixo-Açu, evidenciando as transformações ocorridas na região ao longo dos anos.

O evento em Assú, que celebrou os 40 anos do Projeto Baixo-Açu, teve como objetivo promover uma reflexão ampla sobre os desafios, conquistas e impactos socioambientais gerados pela construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Além disso, foi uma oportunidade para homenagear figuras importantes e valorizar a cultura e a memória local.

Ao reunir especialistas, pesquisadores, representantes da comunidade e autoridades, o evento proporcionou um espaço de diálogo e construção coletiva de conhecimentos, visando o desenvolvimento sustentável da região do Vale do Açu. A exposição cultural e as atividades realizadas em São Rafael também enriqueceram a programação, fortalecendo os laços comunitários e resgatando a identidade histórica desse local tão significativo para a região.

O evento representa um marco importante na trajetória do Projeto Baixo-Açu, reforçando a necessidade contínua de discussão, preservação e valorização do patrimônio natural, cultural e social da região. Com a união de esforços, é possível buscar soluções sustentáveis e promover o bem-estar da comunidade, garantindo um futuro próspero e equilibrado para todos.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA