CONECTE-SE CONOSCO

COVID-19

São Rafael/RN já recebeu 434 doses da vacina coronavac

Published

on

Em entrevista nesta quarta feira 10, na rádio Nossa FM de São Rafael, a secretária de Saúde Lídgia Kalliny, informou que o município já recebeu 434 doses da vacina contra a covid-19.

262 imunizantes foram na primeira etapa de vacinação e em estoque ,172 vacinas que será para segunda doses daqueles que receberam a primeira. A vacinação da segunda dose, já iniciou nesta quarta feira, 10, para aqueles já completaram entre 21 a 28 dias da primeira dose.

A secretária ainda disse que segue o protocolo dos Ministérios da Saúde Federal e Estadual, que a esta terça feira, 09 o município já havia imunizado 205 pessoas e ainda há 57 vacina para aqueles que irão tomar ainda a primeira dose.

Lídgia Kalliny, explica como organizou o cronograma de vacinação, de acordo com as orientações da SESAP, iniciando pelos trabalhadores da saúde da rede pública e privada. “Houve necessidade de vacinação nesta primeira etapa, para os agentes de saúde da rede privada, por que eles também são agentes expostos ao vírus, assim, como os agentes da rede pública” explicou.

A secretária também informou que todos os profissionais na ativa da linha de frente já receberam o imunizante e está com as reservas das vacinas para aqueles que irão iniciar os trabalhos, que anteriormente estavam parados devido a pandemia. Como o município concluiu a vacinação nos profissionais da saúde, agora vai expandir o imunizante para pessoas acamadas acima de 75 anos, lembrado que já iniciou para aqueles acima de 90.

Essas pessoas são muitos vulneráveis as complicações do covid” disse, Lídgia Kalliny e ainda complementou: “Como ainda temos vacinas, iniciamos a vacinação nas pessoas domiciliadas, acima de 75 anos. O domiciliado é aquele paciente, por questões de saúde, tem dificuldades de locomoção e não sai do seu domicílio, essa é a pessoa caracterizada como domiciliar e não aquele idoso ativo que realmente não sai de casa em virtudes dos impactos da pandemia, não é essa caracterização, tem que ser caracterização clinica realmente“.

Confira a entrevista na integra:

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA