São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

Rio Grande do Norte

Seca grave atinge 52% dos municípios do RN e deixa população sem ter o que comer

O Rio Grande do Norte é o estado mais afetado pela estiagem no Nordeste. De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, 52% dos municípios do RN estão em seca de grau grave.

Sem a chuva, que não aparece há meses, a população mais carente tem sofrido com as consequências da estiagem e os animais estão morrendo por falta de alimentos. No território potiguar, as regiões mais afetadas são a Central e a Agreste.

No cenário, a caatinga, vegetação nativa do sertão, acompanhada de cactos e juazeiros. No chão, um verdadeiro cemitério de animais, com as carcaças do gado que não resistiu às consequências da seca e da fome.

Situação de emergência por causa da seca é decretada em 88% das cidades da  PB | Paraíba | G1

O agricultor Adailton de Oliveira conta que, nos últimos meses, a situação se agravou ainda mais. Em um dos currais da comunidade, pelo menos cinco animais morreram por falta de alimentação, já que o proprietário não tinha mais dinheiro para pagar as rações.

“A gente viu um rapaz chegar na casa de uma pessoa, tremendo… De fome. Ver isso dói muito! Então as vizinhas se juntaram e entregaram alguns alimentos para ele levar para casa”, conta, às lágrimas. Disse uma agricultora da cidade de Elói Chaves.

Aqui em São Rafael, a seca também tem se agravado causando prejuízo e preocupação de agricultores que usa essa renda para alimentar suas famílias, como também de criadores de animais que se encontra sem condições de comprar rações em armazém.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  •  
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.