São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

COVID-19 Rio Grande do Norte Saúde Social

Site auxilia pessoas com transtornos mentais causados pelo covid-19; atendimentos psicológicos gratuitos

A população potiguar também é assistida por esse serviço gratuito.

O enfrentamento da pandemia causada pelo covid-19 tem gerado impactos na saúde mental da população. Para ajudar as pessoas que estão procurando serviços públicos de saúde mental em todo o território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimentos gratuitos ou voluntários, o site Mapa Saúde Mental disponibiliza informações e os contatos de atendimentos especializados.  

A psicóloga Karen Scavacini, responsável pela página, explica que o público geral,  o site Mapa Saúde Mental disponibiliza informações e os contatos de atendimentos especializados.profissionais de saúde ou grupos específicos podem encontrar no site informações sobre atendimentos online ou presencial para fazer o contato direto com a instituição escolhida e um guia de funcionamento de cada atendimento.Em 11 meses de funcionamento, o Site Mapa Saúde Mental já teve mais de 332 mil acessos.  

O servidor público Fagundes Nogueira Proença, morador de Brasília, conta que as mudanças que vieram com a pandemia o levaram a retomar o acompanhamento terapêutico com um psicólogo. Para ele, a ajuda profissional tem sido essencial para enfrentar essa nova realidade.

Efeitos da pandemia

De acordo com o site do Ministério da Saúde, entre as causas do aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia estão experiências associadas à infecção ou morte de pessoas próximas por covid-19, o estresse provocado pela mudança na rotina devido ao distanciamento social ou ainda pelas consequências econômicas, na rotina de trabalho ou nas relações afetivas. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que durante o ano passado foram realizados mais de 232 milhões e 700 mil atendimentos por transtornos mentais e comportamentais em todo o país. Os dados foram registrados nos sistemas hospitalares, ambulatoriais e da atenção básica do Sistema Único de Saúde. 

Plantão Psicológico Online voluntário no Rio Grande do Norte

O plantão para atender os potiguares conta com a psicóloga Liana Sulamitha Alves

Os que podem recorrer ao atendimento: Pessoas maiores de 18 anos, das quais; pessoas infectadas ou não pelo Covid 19; ou pessoas que estejam atravessando esse período com algum nível de dificuldade e que sentem necessidade de apoio psicológico.

Contatos para atendimento: sulamithaalves@hotmail.com

contato: (84)994862929

https://www.instagram.com/lianasulamithapsi/

Preencher os dados do formulário pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeE6J_e3b7Gxz6v0BSHbPlzmAh7A42qChABuL5nGcoNEjaT2Q/viewform

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM ALGUÉM:
  • 25
  •  
  •  
  •  

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *