Rio Grande do Norte
Trabalhador morre após desmoronamento em mina de scheelita no RN; Perícia investiga causas

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) realizou nesta segunda-feira (10) uma análise na mina de scheelita em Currais Novos, onde o trabalhador Francisco das Chagas da Silva, de 52 anos, morreu após o desmoronamento de uma rocha. A perícia busca esclarecer se houve negligência, erro humano ou falha técnica no acidente.

Francisco Chagas, o Tico, de 52 anos de idade — Foto: Cedida
Investigação e Perícia
De acordo com o Itep, foram coletadas amostras do material rochoso e avaliadas as condições estruturais da mina, incluindo a estabilidade do solo e possíveis fissuras. As conclusões serão encaminhadas à Polícia Civil, que investiga o caso.
O acidente
Segundo o Corpo de Bombeiros, Francisco das Chagas foi atingido por uma grande rocha por volta das 9h da manhã. Ele sofreu múltiplas fraturas e um possível traumatismo craniano. Após ser retirado da mina e intubado pelo Samu, sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Veja o vídeo do corpo de bombeiros – https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/video/homem-morre-em-acidente-na-mina-de-currais-novos-13407469.ghtml
Posicionamento da mineradora
A Acauan Mineração Comércio e Serviços Ltda., onde Francisco trabalhava, informou que ele utilizava todos os equipamentos de segurança e que o acidente foi um caso isolado. A empresa afirmou que este foi o primeiro acidente grave em 23 anos e que presta apoio à família da vítima.
Terceiro acidente fatal em um ano
A tragédia é a terceira registrada em mineradoras do Seridó potiguar nos últimos 12 meses. Em março de 2024, um trabalhador desapareceu e foi encontrado morto em uma mina de scheelita em Currais Novos. Já em agosto, uma explosão em uma mina de turmalina em Parelhas matou um homem e feriu outros dois.
O caso segue sob investigação.
-
Política23 horas ago
Câmara de São Rafael exige explicações sobre contratos com empresas de fora do município
-
Destaque3 dias ago
Denúncia aponta possível desvio de função no serviço público em São Rafael (RN)
-
Destaque1 hora ago
Prefeitura de São Rafael ignora prazo e alunos seguem com cadernos de outro município