CONECTE-SE CONOSCO

Educação

Trabalhadores da Educação do RN encerram greve e aulas voltam nesta quinta

Published

on

Os trabalhadores da rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte anunciaram o encerramento da greve nesta quarta-feira (12). A decisão foi divulgada após assembleia realizada no Clube Albatroz e coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte).

Sinte/RN

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), ficou acertado em assembleia nesta quarta (12) que a última proposta do Governo do Estado seria acatada, isso depois de a própria categoria ter rechaçado a proposição do Executivo de escalonar o reajuste para quem ganha acima do piso e de deixar para 2024 o pagamento dos valores retroativos. Segundo o Sinte, a categoria estava com dificuldades para manter a greve.

De acordo com o Sinte, a assembleia que pôs fim à greve nesta quarta-feira contou com 272 votos contrários à continuidade da paralisação, 181 favoráveis à manutenção do movimento e 10 abstenções. Os professores da rede estadual de ensino do RN lutavam pela implantação do novo piso salarial de 14,95% e pelo pagamento dos valores retroativos para este ano ainda. As propostas enviadas pelo Governo, inclusive a que foi aceita pela categoria, estabeleciam escalonamento do reajuste e propunham pagar os valores retroativos deste ano somente em 2024.

Pela proposição aprovada, portanto, fica assim a implantação do novo piso:  aplicação de 14,95% em abril (em folha suplementar) para os professores que ganham abaixo do piso, retroativo a janeiro;  aplicação de 7,21% em maio para todos que já recebem acima do piso (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); implantação de 3,69% em novembro; (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); e aplicação de de 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade).

O retroativo será quitado em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando ativos, aposentados e pensionistas com paridade. Os custos para pagamento dos valores somam R$ 580 milhões, segundo informou Aldemir Freire (de saída da Secretaria de Planejamento do Estado) na semana passada e de acordo com o que foi confirmado pelo coordenador-geral do Sinte-RN, Bruno Vital.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA