CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Vídeo: Governo do RN envia equipes de salvamento e resgate para ajudar vítimas de enchentes na Bahia

Published

on

O Governo do RN enviou neste domingo (26) equipes de salvamento e resgate para se somarem aos profissionais de outros estados nas operações de ajuda às vítimas no estado da Bahia. Atendendo à determinação da governadora Fátima Bezerra, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do RN e de militares do CIOPAER já está em Ilhéus (BA).

Na madrugada deste domingo, embarcam 10 policiais do Ciopaer e 8 bombeiros; helicóptero, 3 picapes e dois botes com motor para salvamento. O helicóptero com cinco tripulantes saiu no início da manhã deste domingo, 26, e fez uma parada no estado de Alagoas para reabastecer e seguiu para Ilhéus (BA).

Chuvas deixam o sul da Bahia em situação dramática. Veja
Redes sociais

Bahia

Outros cinco militares do CIOPAER embarcaram na madrugada deste domingo, em uma caminhonete, levando parte dos equipamentos para operações de salvamento. Outras duas caminhonetes do Corpo de Bombeiros Militar do RN também saíram hoje, levando dois botes de alumínio, adequados a este tipo de operação de salvamento.

Já o ministro da Cidadania, João Roma, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), visitam neste domingo (26/12) o município de Ilhéus, no sul do estado, para acompanhar a situação das chuvas que causaram alagamentos na região.

De acordo com a Defesa Civil do estado, são quase 4,2 mil pessoas desabrigadas e mais de 11,2 mil desalojadas após as tempestades. Além disso, há ao menos 286 feridos e 17 mortos.

Idoso sendo resgatado de sua casa inundada pelas chuvas

O número de pessoas atingidas chega a 380 mil. São moradores de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Vitória da Conquista, Itambé, Itaquara e Itanhém.

Segundo o Ministério da Cidadania, João Roma conversará com lideranças políticas para detalhar ações de apoio às famílias, “especialmente aquelas que mais estão sofrendo com os impactos dos temporais”.

Entre as ações anunciadas pelo governo federal, estão o envio de combustíveis e aeronaves para auxiliar nos resgates. O governo federal informou que será instalada uma base de apoio em Ilhéus, com reforço da Polícia Militar baiana, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Superintendência Estadual de Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal.

Além disso, duas escolas do município serão utilizadas como pontos de apoio para a operação. “Uma servirá de alojamento para os agentes envolvidos na força-tarefa e a outra será o quartel-general das atividades. Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte estão a caminho de Ilhéus, também levando aeronaves e equipamentos”, informou o Ministério da Cidadania.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA