CONECTE-SE CONOSCO

COVID-19

Covid-19: Número de vacinados ultrapassa o de casos confirmados no RN

Published

on

O número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 ultrapassou nesta quarta-feira (24) o número de casos confirmados da doença desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte. A vacinação começou no estado no dia 19 de janeiro.

De acordo com o RN+ Vacina, sistema que monitora a imunização no estado, 189.642 pessoas receberam pelo menos uma das doses até as 15h desta quarta. Isso representa cerca de 5,3% do total de 3,5 milhões de habitantes do estado, o que significa que a maioria da população ainda segue com o risco de contaminação e agravamento da doença.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atualmente o estado tem 188.428 casos confirmados da doença desde o início da pandemia. O primeiro caso registrado no RN foi no dia 12 de março de 2020.

É importante indicar, no entanto, que o estado ainda tem 67.408 casos suspeitos de Covid-19 que não foram confirmados até o momento, segundo a Sesap. Há também 112.950 casos de síndrome gripal não especificada, que são casos suspeitos considerados inconclusivos, pois não houve diagnóstico laboratorial.

Em relação à imunização, o RN+ Vacina indica nesta quarta que mais de 60 mil pessoas também já tomaram a segunda dose. No estado, duas vacinas estão sendo aplicadas: a CoronaVac, com prazo para aplicação da segunda dose em até 28 dias, e a Oxford/AstraZeneca, com prazo de aplicação da segunda dose após três meses.

Profissional mostra dose da vacina Coronavac aplicada em drive thru na Arena das Dunas em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Profissional mostra dose da vacina Coronavac aplicada em drive thru na Arena das Dunas em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Os mais vacinados até o momento foram os idosos, com mais de 86 mil, e os trabalhadores da saúde, com mais de 64 mil pessoas. Estão sendo também vacinados população indígena, quilombolas e idosos institucionalizados.

Com a maior população do estado, a capital Natal foi quem mais aplicou vacinas. Até esta quarta-feira, foram 67.862 doses aplicadas, cerca de 7,6% da população de mais de 890 mil pessoas. Com 300 mil habitantes, Mossoró aplicou 23.169 vacinas. Já Parnamirim aplicou 16.834.

Os municípios avançaram nesta semana para a vacinação de todos os trabalhadores da saúde da linha de frente, população de rua, e idosos a partir de 72 anos de idade, como foi o caso da capital Natal.

O município de São Rafael já iniciou a vacinação dos idosos de 70 anos a mais e nesta sexta-feira (26), realizará um dia “D” para ampliar a vacinação da covid-19, ação será no Galpão da Feira-Livre.

Segundo o RN+ Vacina, o estado recebeu até o momento 470 mil doses de imunizantes, sendo 387.040 da CoronaVac e 83.500 de Oxford/AstraZeneca.

Com informações do G1RN

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA