Geral
RN registra três vezes mais mortes de grávidas por Covid em 2021 do que em 2020

Entre janeiro e 20 de julho deste ano, 41 grávidas ou puérperas morreram pela doença no estado, um número 192% maior que os 14 óbitos registra dos no ano anterior. Alguns bebês se salvaram – outros não.
O levantamento é do Instituto Santos Dumont (ISD), com base em dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Grávidas e puérperas integram o grupo de risco para o novo coronavírus, e o ISD, através do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), em Macaíba, desenvolve ações com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil.
De acordo com a subcoordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap Diana Rego, o aumento considerado “alarmante” das mortes entre grávidas e puérperas foi causado pela dinâmica do avanço da pandemia no RN.
“Entre março e maio deste ano tivemos um pico de mortes entre grávidas e puérperas, que integram o grupo de risco. Ocorreu uma disseminação alarmante do vírus nas festas de final de ano e veraneio. Não houve uma cepa específica para esse grupo. Foi um reflexo da pandemia como um todo. Tivemos números alarmantes”, analisou Diana Rego.
Conforme os números analisados pelo Instituto Santos Dumont, entre março e maio deste ano, o quantitativo de óbitos de grávidas ou puérperas atingiu o pico.
Em março foram 7. No mês seguinte 8, atingindo 11 em maio – o maior em um mês desde o início da pandemia até hoje.
Para reduzir as ocorrências, a Sesap promoveu uma campanha de imunização específica para mulheres inseridas nesse contexto em junho passado. O resultado foi a diminuição das mortes entre elas, com 8 casos em junho e 2 em julho (até o dia 20).
Algumas das vítimas potiguares da covid-19


(Com informações do G1 RN)
-
Política2 dias ago
Câmara de São Rafael exige explicações sobre contratos com empresas de fora do município
-
Destaque4 dias ago
Denúncia aponta possível desvio de função no serviço público em São Rafael (RN)
-
Destaque21 horas ago
Prefeitura de São Rafael ignora prazo e alunos seguem com cadernos de outro município
-
Rio Grande do Norte17 horas ago
Morte de bebê de 8 meses após ingerir açaí é investigada como envenenamento no RN;