CONECTE-SE CONOSCO

São Rafael

Assistente Social e líder da Associação dos Cidadãos Rafaelenses é destaque no CRESS/RN

Published

on

Nesta semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, a assistente social Renata Oliveira teve sua luta evidenciada pelo Conselho Regional de Serviço Social do RN, em virtude da participação ativa na luta pela construção da adutora de São Rafael/RN, no Vale do Açu, que foi palco para a construção de uma barragem na década de 1980 e sofria desde então com a falta de abastecimento regular de água. 

Como voluntária, faz parte desde 2018 da Associação dos Cidadãos Rafaelenses e teve atuação fundamental na conquista da adutora. “Traçamos metas, articulamos atos de rua, reuniões com as autoridades políticas, conscientizamos a população acerca dos seus direitos, compreendendo que a água é essencial para a nossa sobrevivência”, conta.

Segundo Renata, a construção da adutora melhorou de forma considerável a situação e a qualidade da água. “Mas tínhamos outras bandeiras, outras demandas que ainda não foram atendidas”, afirma. “A isenção das taxas de água cobradas indevidamente ao longo dos anos e o tratamento de esgoto, por exemplo, cuja taxa pagamos sem receber o devido retorno”.

A luta da Associação segue, e Renata tem atuado de forma a conscientizar e viabilizar os direitos, afinal água de qualidade é essencial a toda a população. “A nossa Constituição Federal diz que temos direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um dever defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Vale ressaltar, que mesmo estabelecido pela Constituição, este direito fundamenta que é a água de boa qualidade, no estado, ainda, não é garantido para mais de 500 mil potiguares.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA