CONECTE-SE CONOSCO

Brasil

Governo bloqueia temporariamente acesso ao Bolsa Família para mais de 1 milhão de pessoas

Published

on

O governo federal bloqueou, temporariamente, o acesso ao Bolsa Família para um 1,2 milhão de beneficiários, que precisarão ser recadastrados. São pessoas que dizem morar sozinhas e que começaram a receber o benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre do ano passado.

Brasília (DF), 02-03/2023 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança o novo programa Bolsa Família. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A suspensão do pagamento vale para todos os brasileiros incluídos no CadÚnico no segundo semestre do ano passado e que moram sozinhos — classificados como famílias unipessoais. Eles vão receber uma notificação por aplicativo, mensagem de celular ou quando tentarem sacar o dinheiro. A partir do aviso, terão 60 dias para procurar as centrais dos municípios. Quem perder o prazo terá o recurso cancelado.

Para desbloquear o benefício, será preciso preencher todos os critérios do Bolsa Família e comprovar que mora mesmo sozinho. A partir da liberação, o pagamento é retroativo: a pessoa recebe inclusive as parcelas bloqueadas.  

“Os documentos necessários: primeiro comprovante de residência, para o titular, e só quem pode vir é o titular. Identidade, CPF ou título de eleitor, e certidão de nascimento ou casamento”, afirma Deyse Penafort, coordenadora do Cadúnico Belém.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a ideia é confirmar quem tem mesmo direito ao programa após a grande quantidade de cadastros unipessoais realizados no período eleitoral do ano passado.

O governo federal também tem feito busca ativa nas comunidades para encontrar famílias que podem receber o benefício, mas ainda não foram cadastradas.

“Com um olhar mais cuidadoso, mais detido sempre pros grupos ainda mais vulneráveis, povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, entre outros grupos populacionais”, afirma Letícia Bartholo de Olivera e Silva, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA