CONECTE-SE CONOSCO

Geral

Intenções de Voto em São Rafael RN: Análise de Pesquisa e Cenários Eleitorais aponta crescimento de Maguinho

Published

on

O Instituto de Pesquisa SETA realizou uma pesquisa em São Rafael, RN, para entender como as pessoas pretendem votar nas próximas eleições municipais. Esse estudo ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro de 2023 e foi divulgado hoje, 18 de novembro. Participaram 450 pessoas, incluindo moradores tanto da área urbana quanto rural da cidade.O método adotado foi a amostragem aleatória, com cotas proporcionais de sexo, faixa etária e renda, baseando-se em dados oficiais do censo de 2022 para fins comparativos.

De acordo com os resultados obtidos, na intenção de voto estimulada para prefeito, Zé de Arimateia lidera com 33,7%, seguido por Maguinho com 28% e Luiz Henrique com 22,3%. Esse cenário indica um crescimento notável de Maguinho, o vice-prefeito que recentemente rompeu com o atual prefeito Reno Marinho, consolidando-se como uma terceira via no município.

No entanto, ao analisar a pesquisa de rejeição estimulada, Zé de Arimateia é o mais rejeitado, com 28,5%, seguido por Luiz Henrique, possível sucessor de Reno, com 24,5%. Por outro lado, Maguinho figura como o menos rejeitado, com 10,9%.

É interessante notar que a aprovação do atual prefeito, Reno Marinho, registra 39%, enquanto sua desaprovação atinge 50%, segundo a pesquisa, com 11% dos entrevistados optando por não opinar.

No âmbito estadual, a pesquisa revela que o governo de Fátima Bezerra é desaprovado por 75% da população, com apenas 19% de aprovação, enquanto 6% não quiseram expressar sua opinião. No contexto federal, o governo de Lula é aprovado por 68% dos habitantes do município, com 26% de desaprovação e 6% que não emitiram opinião.

A pesquisa também realizou um cruzamento de dados por perfil. Na zona urbana, Zé de Arimateia conta com 21,5% das intenções de voto, enquanto Maguinho tem 17,6% e Luiz Henrique, 15,8%. Na zona rural, as proporções mudam, com Zé de Arimateia tendo 12,1%, Maguinho com 10,4% e Luiz Henrique com 6,4%.

Analisando por sexo, entre os homens, Zé de Arimateia registra 17,6%, Maguinho 15,8%, Luiz Henrique 13,6%. Entre as mulheres, Zé de Arimateia tem 16,1%, Maguinho 12,1%, Luiz Henrique 8,7%.

Avaliação dos Candidatos:

  • Zé de Arimateia: Liderando as intenções de voto, mantém uma vantagem considerável, apesar da alta taxa de rejeição. Sua popularidade parece ser mais pronunciada na zona urbana e entre os homens.
  • Maguinho: Demonstrou crescimento significativo, consolidando-se como uma alternativa viável e despontando como o menos rejeitado. Parece ter conquistado apoio tanto na zona urbana quanto rural.
  • Luiz Henrique: Ocupa a terceira posição, registrou uma queda nas intenções de voto e uma rejeição considerável, principalmente entre os entrevistados, considerando a ultima pesquisa realizada pelo Instituto LOGOS em 12 de novembro.

Em resumo, a pesquisa revela mudanças significativas no cenário político local, com um fortalecimento notável de Maguinho e uma diminuição no apoio a Luiz Henrique, apesar da liderança de Zé de Arimateia nas intenções de voto.

Outros detalhes sobre a pesquisa:

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA