São Rafael Notícias

A informação em tempo real – Sâo Rafael RN

Política Rio Grande do Norte

Nelter responsabiliza Cipriano Maia por mortes e pede prisão do secretário

Deputado reforça críticas à Saúde pública no RN e repercute por atribuir culpa pela má gestão na área da saúde do Estado, ao secretário Cipriano Maia.

Segundo o deputado estadual, no caso da morte do idoso José William, que teve atendimento negado no Walfredo Gurgel: “Culpar os médicos ou os profissionais do hospital por omissão ou mau atendimento, é desconhecer as condições de trabalho que esses são submetidos. É desviar o foco da real culpa da gestão estadual. Isso é um exemplo de como o caos se instalou no sistema público de saúde do Rio Grande do Norte, pois faz tempo que existe a falta de exames de cateterismo e angioplastias, ocasionando mortes silenciosas diariamente que não são de conhecimento público e que ficam apenas nas estatísticas do SUS”, enfatizou.

Secretário Cipriano Maia volta a ser alvo de críticas na Assembleia
Secretário de Saúde do Estado

Para Nelter: “A atual situação dos hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina exigem mais do que críticas, questionamentos e reflexos, exigem uma intervenção. Com todo esse caos instalado e, mesmo assim, a UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, no Conjunto Parque dos Coqueiros, não está funcionando, apesar da obra ter sido concluída há 2 anos, por incompetência da gestão atual da saúde que tem à frente o secretário Cipriano Maia, por não contratar médicos”, declarou.

Na opinião do deputado Nelter, não há justificativas para que Cipriano Maia, continue à frente da pasta da Saúde pública do Estado: “Diante de tamanha ingerência do senhor Cipriano Maia, porque não entrega o cargo? Porque a governadora Fátima Bezerra não troca o comando da pasta da Saúde pública? O que falta acontecer para que Fátima Bezerra tome as rédeas do caos instalado no SUS do Rio Grande do Norte? O que falta para o Ministério Público do nosso Estado e a justiça tão vigilante, atuarem de forma mais efetiva e clara?”.

Segundo o deputado, na pandemia do novo Coronavírus, a gestão do secretário Cipriano Maia foi desastrosa: “Desde o início do período da pandemia da Covid-19 quase 1000 pessoas já morreram em nosso Rio grande do Norte, apenas por falta de leitos de UTI. Esses não foram instalados em virtude da ingerência do governo da professora de ex-origem popular, Fátima Bezerra, e do professor Cipriano Maia, em inaugurar pelo menos um hospital de campanha“.

O deputado enfatiza que, desde a posse da governadora Fátima Bezerra (PT), em janeiro de 2019, que a situação do SUS potiguar, que já era delicada, piorou drasticamente: “Na atual administração da saúde estadual, falta de tudo: fios cirúrgicos, comida para os pacientes e acompanhantes, medicamentos na Unicat, fornecedores deixam de entregar por falta de pagamento. Prestadores de serviços reclamam de meses de atrasos de pagamentos, terceirizados não recebem salários com regularidades e servidores concursados estão surtando em razão do grande estresse”, finalizou.

Nelter Queiroz pleiteia diversas melhorias para rodovias que cruzam o  Seridó, Vale do Assú, Médio Oeste e Mato Grande - Blog do Danilo Evaristo

O deputado estadual Nelter Queiroz pediu a prisão do Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia. Segundo o parlamentar, ele pediu que o Ministério Público e a Justiça apurem a denúncia feita pela InterTV Cabugi de uma idosa que aguarda por uma cirurgia no braço há 12 dias.

Com acréscimo de informações do Agora RN

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *