CONECTE-SE CONOSCO

Brasil

O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o acidente entre trem e ônibus escolar da Apae que deixou duas meninas mortas no Paraná

Published

on

Somente para o Hospital da Providência, em Apucarana, os socorristas encaminharam oito pessoas, sendo cinco em estado grave.

O que diz a Polícia Civil?

Nesta sexta-feira (10), a Polícia Civil confirmou que o motorista estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde janeiro. Segundo o boletim de ocorrência do acidente, o documento venceu em 23 de janeiro de 2023.

Em entrevista ao g1, o delegado Carlos Diego Paravidino, de Jandaia do Sul, disse que o motorista do ônibus foi ouvido após o acidente. Ele foi liberado por ter prestado socorro às vítimas, o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Ele confirmou que não viu o trem se aproximando, e sequer ouviu barulho, mesmo após um carro ter parado do outro lado da rua”, disse o delegado.

Ônibus que transportava alunos da Apae ficou destruído — Foto: Reprodução/RPC

De acordo com a polícia, o condutor pode ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal culposa.

O que diz a empresa?

A Rumo Logística, concessionária da linha férrea onde o acidente aconteceu, se manifestou por meio de nota. Veja abaixo.

“A concessionária lamenta profundamente o acidente envolvendo um trem e um veículo escolar nesta quinta-feira (9), em Jandaia do Sul (PR). A empresa acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. O maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pela travessia do veículo. Vale lembrar, que por ser uma composição de carga de grande escala, o trem pode levar até 500 metros para conseguir parar por completo após o acionamento do freio. A empresa está à disposição das autoridades policiais para contribuir com todas as informações necessárias.”

O que diz a Apae?

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se manifestou diante da tragédia.

“Diante desse momento de profunda tristeza e dor, a Apae Brasil, em nome de todo o movimento apaeano, manifesta a sua total solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas e das pessoas envolvidas, e aguarda que as autoridades apurem as causas do grave e fatal acidente”.https://2a37cf553757208907f3fa179b33d64e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html?n=0

O que diz o Governo do Paraná?

O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias por causa do acidente.

“A comunidade escolar paranaense está em luto com esse grave acidente em Jandaia do Sul. Que Deus conforte as famílias das meninas e que os demais logo se recuperem desse acidente. O Governo do Paraná vai fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar essas pessoas”, disse o governador em exercício, Darci Piana.

O que falta esclarecer

Até a publicação da reportagem, o IML não tinha divulgado oficialmente a identidade e idade das duas meninas que morreram no acidente.

A Polícia Civil não soube informar a velocidade desempenhada tanto pelo trem quanto pelo ônibus escolar, o que só deve ser descoberto após exames do Instituto de Criminalística.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA