CONECTE-SE CONOSCO

Destaque

Pesquisa aponta Fátima com a segunda maior reprovação do país

Published

on

Levantamento revela índices de aprovação e reprovação dos governadores brasileiros, destacando aspectos regionais e desafios enfrentados por gestores estaduais

Na mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto AtlasIntel Brasil, a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, desponta como a segunda governante mais reprovada entre os chefes dos executivos estaduais do país. O estudo, realizado entre 18 e 31 de dezembro de 2023, revelou um índice de 44% de reprovação para a gestão de Fátima Bezerra, ficando abaixo somente da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que alcançou 49% de desaprovação.

Os números apontam que a aprovação da governadora potiguar se mantém em 52%, com outros 4% dos entrevistados não fornecendo uma resposta direta. Este estudo é uma continuação do levantamento anterior do AtlasIntel, que ressaltou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), como o sexto prefeito mais bem avaliado das capitais, com uma expressiva aprovação de 74% dos entrevistados.

Entretanto, no contexto dos governadores estaduais, Fátima Bezerra é classificada como a 17ª melhor avaliada, sendo notável o fato de sua reprovação superar a aprovação, mesmo que por uma margem estreita. Ao lado de Raquel Lyra e Fátima, outros governadores como Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, apresentam 43% de reprovação. Por outro lado, o menor índice de reprovação foi registrado para Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins, que também ostenta a segunda maior taxa de aprovação, alcançando 69%.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), concluiu o ano de 2023 como o governante com o maior nível de aprovação em todo o país, atingindo 72%. Em terceiro lugar está Antônio Denarium (PP), de Roraima, com 66%. O top 5 é completado pelos governadores de Santa Catarina (65%), Jorginho Melo (PL), e do Amapá (62%), Clécio Luiz (SDD).

A pesquisa também revela as diferentes dinâmicas de aprovação por região. Destacam-se Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP) como o mais aprovado do Sudeste; Rafael Fonteles (PT/PI) no Nordeste; Jorginho Mello (PL/SC) no Sul; Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO) no Norte; e Ronaldo Caiado (União Brasil/GO) no Centro-Oeste.

É interessante notar que a região Sul lidera em termos de aprovação devido aos altos índices de aprovação de seus governadores, enquanto o Sudeste figura como a região com maior nível de desaprovação, seguido pelo Nordeste.

Apesar de nenhum dos nove governadores do Nordeste ter alcançado o ranking dos 10 melhores governadores do Brasil, gestores como Rafael Fonteles (PT) do Piauí, João Azevedo Lins (PSB) da Paraíba e Jeronimo Rodrigues (PT) da Bahia se destacaram, ficando tecnicamente empatados em primeiro lugar com 56%.

O estudo evidencia que, em geral, todos os governadores apresentaram índices de aprovação superiores aos de desaprovação, exceto Cláudio Castro (RJ), possivelmente em razão da crise na segurança pública, e Raquel Lyra (PE), no contexto de problemas de governabilidade devido à maioria incerta na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A pesquisa abrangeu 29.694 respondentes, com margem de erro oscilando entre 1 e 5 pontos percentuais, dependendo do tamanho do estado e da amostra. Este estudo oferece um panorama detalhado sobre a percepção pública em relação aos governadores do país, ressaltando suas aprovações, reprovações e os desafios enfrentados em suas respectivas gestões.

Números em destaque:

  • 52% – Aprovação da governadora Fátima Bezerra (PT)
  • 44% – Reprovação da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT)

  • Junte-se ao nosso NOVO grupo São Rafael Notícias Oficial! 
  • Como Participar:
  • É fácil! Clique abaixo para se juntar a nós:
  • [ENTRE NO GRUPO]
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA