CONECTE-SE CONOSCO

Rio Grande do Norte

Projeto monitora risco de acidentes em falésias

Published

on

Quem vê as falésias, não vê a erosão. A paisagem de paredões naturais feita pelo mar em trechos do litoral do Nordeste atrai turistas o ano inteiro, mas em novembro de 2020 a morte de uma família no desabamento de uma Falésia na praia de Pipa no Rio Grande do Norte mostrou os riscos por trás da paisagem.

Idema aponta pelo menos 40 imóveis em área de risco em falésia em Pipa onde  família morreu soterrada em 2020 | Rio Grande do Norte | G1
Família vítima do desabamento

Acidentes em falésias podem ser mais comuns do que se tem notícia. É o que demonstra uma pesquisa realizada pela UFC e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre março e novembro de 2021, o Projeto Falésias estudou 8km desses paredões nas praias de Pipa e Barra da Tabatinga, no litoral potiguar, e fez um mapeamento dos riscos. Drones, sensores e radares ajudaram a entender a dinâmica natural das falésias.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é falesias-pipa-cinco-1.jpg

Foram verificadas áreas de erosão com chances de colapsos, desabamentos e tombamentos de blocos, informa Robson Pinheiro, professor do curso de geografia da UFC e um dos coordenadores do projeto. O Projeto Falésias é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e a expectativa dos pesquisadores é que ele seja ampliado para estudos também no Ceará e na Paraíba.

Relatório aponta risco de queda de estrada às margens de falésia no litoral  sul do RN | Rio Grande do Norte | G1
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA