CONECTE-SE CONOSCO

Geral

Administração de vacina da covid no mesmo dia de outras é autorizada

Published

on

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira uma nota técnica em que autoriza a aplicação da vacina contra covid-19 no mesmo dia que outros imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Isso permite, por exemplo, que as pessoas sejam vacinadas contra covid-19 e gripe no mesmo dia, em vez de fazer o intervalo de 14 dias que era recomendado até agora.

A nota técnica informa que, “de maneira geral os estudos que avaliaram a coadministração das demais vacinas, em particular as vacinas inativadas, demonstram boa resposta imune e sem preocupações de segurança adicionais, sendo esta uma prática recomendada para minimizar perdas de oportunidade de vacinação e garantir elevadas coberturas vacinais”.

Sobre as vacinas contra covid-19 em uso no Brasil, o documento acrescenta que esses imunizantes não possuem vírus vivos. E, “considerando o que é observado com as demais vacinas, não é esperado impacto significativo na resposta imune ou na segurança frente a coadministração com as demais vacinas do calendário de vacinação”.

A nota técnica avalia que “a administração de múltiplas vacinas em apenas uma visita amplia as chances de se ter um cartão de vacinação atualizado permitindo aumentar as coberturas vacinais, proteger a população contra doenças imunopreveníveis e otimizar o uso de recursos públicos”.

Ainda de acordo com a nota técnica, quase todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações podem ser aplicadas no mesmo dia. As exceções são em dois casos e alcançam apenas crianças abaixo de 2 anos. São as vacinas tríplice viral ou tetraviral, que não podem ser aplicadas junto com a da febre amarela.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA