Geral
Administração de vacina da covid no mesmo dia de outras é autorizada

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira uma nota técnica em que autoriza a aplicação da vacina contra covid-19 no mesmo dia que outros imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Isso permite, por exemplo, que as pessoas sejam vacinadas contra covid-19 e gripe no mesmo dia, em vez de fazer o intervalo de 14 dias que era recomendado até agora.
A nota técnica informa que, “de maneira geral os estudos que avaliaram a coadministração das demais vacinas, em particular as vacinas inativadas, demonstram boa resposta imune e sem preocupações de segurança adicionais, sendo esta uma prática recomendada para minimizar perdas de oportunidade de vacinação e garantir elevadas coberturas vacinais”.
Sobre as vacinas contra covid-19 em uso no Brasil, o documento acrescenta que esses imunizantes não possuem vírus vivos. E, “considerando o que é observado com as demais vacinas, não é esperado impacto significativo na resposta imune ou na segurança frente a coadministração com as demais vacinas do calendário de vacinação”.
A nota técnica avalia que “a administração de múltiplas vacinas em apenas uma visita amplia as chances de se ter um cartão de vacinação atualizado permitindo aumentar as coberturas vacinais, proteger a população contra doenças imunopreveníveis e otimizar o uso de recursos públicos”.
Ainda de acordo com a nota técnica, quase todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações podem ser aplicadas no mesmo dia. As exceções são em dois casos e alcançam apenas crianças abaixo de 2 anos. São as vacinas tríplice viral ou tetraviral, que não podem ser aplicadas junto com a da febre amarela.
-
Destaque6 dias ago
Moto Honda Pop 100 é roubada no centro da cidade São Rafael/RN
-
Cultural6 dias ago
5º ARRAIÁ DA GENTE: PRESERVANDO A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO DA ANTIGA SÃO RAFAEL
-
São Rafael21 horas ago
População de São Rafael enfrenta escassez de água e negligência na gestão da CAERN local
-
Policial11 horas ago
Em Assú homem de moto atira em duas pessoas; entre elas uma criança
-
Policial11 horas ago
Adolescente de 15 anos desaparece ao sair de casa para encontrar a mãe; cunhado suspeito do crime tira a própria vida
-
Política11 horas ago
Presidente da AMCEVALE e prefeitos do Estado realizam manifestação em frente à Governadoria para cobrar repasses financeiros
-
Destaque1 dia ago
Prefeito de São Rafael-RN cogita deixar o PL e ingressar no MDB