CONECTE-SE CONOSCO

Rio Grande do Norte

Céu amanhece com tons de vermelho e rosa em São Rafael e mais cidades do RN

Published

on

Nos últimos dias os rafaelenses e diversos potiguares, tem visto durante o nascer do sol uma coloração avermelhada e rosa. Vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Pernambuco já registram esse fenômeno.

Segundo o chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, a coloração é um dos efeitos das cinzas e gases lançados à atmosfera pela erupção de um vulcão submarino em Tonga, no oceano Pacífico, no dia 15 de janeiro.

Gilmar Bristot mostra como ventos correntes de ar levaram partículas emitidas pelo vulcão Tonga até o litoral brasileiro — Foto: Reprodução/Emparn
Bristot

De acordo com o especialista, as partículas emitidas pelo vulcão foram dissipadas pelo ar, entrando nas correntes de ar em alto nível. Uma delas percorreu mais de 12 mil quilômetros e chegou à América do Sul, espalhando o material principalmente na faixa litorânea. No Brasil, chegou primeiro ao Sul, passou pelo Sudeste e depois alcançou o Nordeste.

Segunda-feira (7), 4h40 Céu avermelhado na praia de Ponta Negra, em Natal. — Foto: Marzo Dantas
Segunda-feira (7), 4h40 Céu avermelhado na praia de Ponta Negra, em Natal. — Foto: Marzo Dantas

Ainda de acordo com Gilmar, o fenômeno ainda deverá ser percebido ao longo dos próximo dias, mas deve ser reduzido, inclusive por causa da ocorrência de chuvas.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA