CONECTE-SE CONOSCO

Ataques no RN 2023

Receita Federal vai doar equipamentos e veículos para municípios do RN

Published

on

Municípios do Rio Grande do Norte alvos dos ataques criminosos dos últimos 10 dias vão receber veículos e equipamentos que serão doados pela Receita Federal. 

Essa parceria começou com o pedido do Governo do Estado, juntamente com a  Federação dos Municípios norte-riograndenses para que a Receita Federal doasse equipamentos e veículos apreendidos para tentar compensar os prejuízos que prefeituras e cidadãos potiguares tiveram com os ataques de criminosos dos últimos dias.

A Federação ainda está realizando um diagnóstico das perdas, que será repassado à equipe da governadora Fátima Bezerra, do PT. A partir deste levantamento,  a Receita irá constatar quais bens apreendidos, entre  veículos, computadores, móveis e até medicamentos, têm situação jurídica  que possibilitem a doação.

Apenas como exemplo dos prejuízos  para a população e para os gestores municipais, só na região metropolitana de Natal mais de uma dezena de veículos entre vans, micro-ônibus e ônibus para transporte de passageiros e estudantes foi incendiada nos últimos 12 dias. Também na capital, 14 motocicletas utilizadas por agentes de trânsito  foram completamente destruídas enquanto estavam estacionadas em um pátio.

Na cidade de Acari, retroescavadeira, caçamba, trator e carro coletor de lixo, também foram destruídos por incêndios criminosos. Em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal, o prejuízo causado pelo incêndio no prédio onde funcionava a central de medicamentos e abastecimento médico-hospitalar gira em torno de R$ 10 milhões. Já o  município de  Coronel Ezequiel teve incendiados três ônibus escolares e pelo menos outros 10 veículos da  frota municipal. 

Desde o dia 14 de março, mais de 55 municípios do Rio Grande do Norte, além da capital, Natal, vêm sendo atacados de maneira criminosa. Prédios e veículos, tanto públicos quanto privados, são os principais alvos dos criminosos. Mais de 305 ataques ou tentativas desta natureza foram contabilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social potiguar. 

Além do efetivo de segurança do Estado, desde os primeiros dias dos ataques equipes de segurança formada Policiais Militares do Pará, Ceará e Paraíba e pelo menos 700 integrantes das Forças Federais, da  Força Nacional e da Força de Cooperação Penitenciária estão atuando no estado no combate aos ataques, cooperando também nas investigações e prisões. Ate o momento, pelo menos 185 pessoas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas foram presas.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA