CONECTE-SE CONOSCO

Rio Grande do Norte

Governo do RN impulsiona setor agropecuário em São Rafael com distribuição de palma forrageira

Published

on

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), deu início à distribuição de raquetes-sementes de palma forrageira para produtores rurais em diversos municípios, incluindo São Rafael. A ação, coordenada pelo pesquisador Guilherme Ferreira Costa Lima, faz parte de pesquisas desenvolvidas há mais de 15 anos sobre o manejo estratégico dessa cactácea.

Governo do RN inicia distribuição de palma forrageira para produtores rurais | Foto: Assecom / Arquivo / Raphael Olivar

Os municípios contemplados incluem Serra Negra do Norte, Acari, Cruzeta, Porto do Mangue, São Tomé, Caicó, Riachuelo, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Messias Targino, Umarizal, Janduís, Campo Grande, Triunfo Potiguar, Jucurutu e São Rafael.

Esses Recursos federais, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), estão sendo aplicados para a revitalização, manutenção e modernização dos campos de produção, bem como para a distribuição de palmas.

Rodrigo Maranhão, diretor-presidente da Emparn, destaca a importância da colaboração entre órgãos públicos e entidades ligadas ao setor agropecuário, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis. Ele ressalta que a entrega de palma aos produtores é fundamental para fortalecer o setor agropecuário potiguar, sendo crucial nos cuidados com os animais em períodos de seca.

Os interessados em receber as raquetes-sementes de palma forrageira devem fazer suas solicitações nos escritórios da Emater, Secretaria de Agricultura ou sindicato rural. Além disso, durante as feiras agropecuárias que integram o Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias, ocorrem doações no estande da Emparn. Rodrigo Maranhão destaca que durante as feiras de 2023 foram distribuídas cerca de 30 mil mudas de raquete-semente.

A iniciativa conta com a parceria de diversos órgãos e entidades, como Emater, Sedraf/RN, Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern/Senar), Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – Seapac, Sebrae/RN, IFRN, Institutos Sertões e Instituto Riachuelo. A Emparn disponibiliza uma cartilha com orientações sobre o manejo estratégico e o controle biológico de doenças e pragas, acessível gratuitamente online.

Nossa equipe de reportagem conversou com Secretário de Agricultura, Jackson Santos para obter informações sobre a inclusão do município. O secretário informou que, até o momento, a Secretaria de Agricultura não recebeu nenhuma informação oficial sobre o suposto repasse. “Apesar da informção divulgada pela mídia, queremos esclarecer que, oficialmente, não fomos comunicados sobre qualquer repasse para o município. A técnica da Emater do Município Neila Patrícia, Convensou com Edimilson chefe da Emater Reginal que também confirmou a falta de informações sobre a distribuição da palma“, afirmou o secretário.

A distribuição de palma forrageira representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável da agricultura em São Rafael e nas demais localidades contempladas, reforçando o a promoção de práticas agrícolas eficientes e amigáveis ao meio ambiente.

link a seguir: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/EMPARN/DOC/DOC000000000215306.PDF

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA